Novembro azul: Luta e superação

Por Michele Guelere

Novembro está terminando tão azul quanto começou. A campanha pela conscientização do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata e outras doenças maculinas promovido pelo Instituto Lado a Lado pela vida ganhou força e se estendeu por todo o mês demonstrando toda a dimensão da doença e também histórias emocionantes de quem superou.

Porém, não é fácil alcançar o público masculino devido a uma série de fatores como: preconceito, machismo, medo e vergonha. O Sr. Luiz Cristóvão de Almeida de 61 anos conta que teve dificuldade para realizar o exame. “Fui fazer o teste depois de minha mulher insistir muito. Eu tinha vergonha e um pouco de receio de fazer. Decidi depois que meus filhos também começaram a me falar de que era importante fazer. Foi em 2011 que fiz e descobri que eu estava com o Câncer de Próstata.”

CANCER PROSTATA
(Créditos: Michele Guelere)

O teste de toque, realizado para detecção de doenças masculinas é indolor e pode ser realizado em consultórios. O Câncer de Próstata quando detectado precocemente, têm 90% de chances de cura no paciente acometido pela doença e devido a isto, existe uma grande luta para a conscientização “Se eu tivesse feito antes o teste, acho que teria sido melhor. Teria sido mais fácil por que depois de velho as coisas ficam mais difíceis, a gente começa a ficar mais fraco”, afirma Luiz.

Após o teste, se o diagnóstico for positivo, existem dois tipos de tratamento: cirurgia e a radioterapia. Em conversa com o médico será tomará a decisão mais viável para cada tipo de pessoa em relação ao estágio da doença revelada pelos testes. Quanto antes for diagnosticada a doença, mais fácil o tratamento. “Hoje eu estou curado do câncer e levo uma vida normal, porém foi uma fase difícil e se eu pudesse dar um conselho a algum homem eu diria pra procurar fazer teste o mais cedo que puder, pois é a nossa vida que está em jogo e com a vida não se brinca”, afirma Luiz.

Acompanhe no vídeo abaixo o vídeo da Campanha contra o Câncer de Próstata:

 

Editado por Jacqueline Fernandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s