Homens fazem mais exercícios físicos do que mulheres

Por Ana Luiza Sesti

5511999212977-1414755300Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde comprovou que os homens praticam mais exercícios físicos no tempo livre do que as mulheres. Segundo a pesquisa, enquanto 41,2% deles fazem alguma atividade, o número delas é de apenas 27,4%.

Nestes resultados foram constatadas todas as faixas etárias, com exceção da terceira idade. Para o professor e profissional de Educação Física, Vinícius Bernardo, 26, o estudo comprova o costume de estimular mais os homens do que as mulheres, desde a infância, em praticar atividades físicas.

DSCN8363
O professor e profissional de Educação Física, Vinícius Bernardo, alerta aos cuidados da prática de exercícios físicos: é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional (Créditos: Gilmar Torso)

Mas, além disso, nos dias de hoje não é mais novidade a preocupação masculina com o físico. Como é o caso de Fábio Caetano Rodrigues, 31, um programador de materiais que frequenta a academia todos os dias. Ele explica que começou por motivos de estética, mas não se esqueceu do principal, a saúde. “Primeiro pra manter o corpo em ordem e também saúde, a gente vai engordando e ai precisa fazer alguma atividade física”, disse Rodrigues.

DSCN8359
Fábio Caetano Rodrigues faz musculação há três anos e não tem pretensões de parar (Crédito: Ana Luiza Sesti)

O exercício físico significa uma qualidade de vida melhor tanto para os homens quanto para as mulheres. Dentre a lista de benefícios físicos e psicológicos, o professor Vinícius lista alguns problemas que podem ser controlados com a prática. “Diminuem os riscos de pressão alta, diabetes, e o colesterol tem mais controle”, explicou ele. E para os homens a prática de atividade física é essencial para se proteger do câncer de próstata.

Segundo o urologista Osvaldo Abnel não existe uma regra que afirme o aparecimento da doença, se não os casos mais comuns de hereditariedade, por exemplo. Mas a prática de exercícios físicos regulares pode preservar o homem da doença já que o bem à saúde é incontestável. “São recomendados exercícios de três a cinco vezes por semana, nada em excesso, e deve-se evitar acúmulo de gordura abdominal”, explicou o médico.

 Leia também sobre o cuidado com o exagero no exercício físico do ciclista.

Editado por Verônica Miranda

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s