Reinventando o tradicional currículo, pode?

Por Lucas de Lima

Quando se está a procura de uma vaga no mercado de trabalho usar de ferramentas e estratégias parece uma boa solução para conquistar chances de conseguir uma vaga. O jeito mais eficiente de conquistar uma boa colocação no mercado é impressionar antes mesmo da entrevista e investir e um bom currículo. Alguns profissionais utilizam da criatividade na busca de um novo emprego, assim inovando no design e no formato do currículo, mas será que modificar o tradicional CV (curriculum vitae) é a melhor opção?

Há 16 anos no mercado de consultoria e processos seletivos, Roberta Mikinev, Diretora executiva da Mikinev RH afirma que é difícil encontrar currículos dessa natureza que sejam encaminhados para avaliação, “A Mikinev recebe poucos cvs em modelos fora do convencional e realmente é muito difícil encontrá-los. Acredito que os cvs diferentes sejam encaminhados para negócios que trabalhem com perfis diferenciados em termos de criatividade”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já Daniel Moraes proprietário do Estúdio Graphique (estúdio de criação de estampas digitais para o mercado têxtil) recebe currículos diferenciados toda vez que abre uma vaga de designer em sua empresa, “É comum surgir currículos construídos com elementos gráficos, até porque muitos designer já acoplam seu portfólio no currículo, é uma boa forma de inicialmente já mostrar seu trabalho”.

Crédito: Lucas de Lima
Walter Spina no departamento de designer de seu atual trabalho (Créditos: Lucas de Lima)

Walter Spina incrementou seu currículo com elementos gráficos para chamar a atenção na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho, “Como designer, acho importante que a utilização da fonte, a hierarquia das informações sejam utilizadas. Afinal, essa é uma das preocupações quando desenvolvemos uma peça gráfica. E o currículo é basicamente um material de design gráfico. Nos últimos dois anos fiz alguns curso para me inserir com mais conhecimento no mercado de design de estampas, por isso ajustei meu currículo a essa área colocando um elemento de uma estampa desenvolvida por mim”, afirma o designer.

OK
CV personalizado do designer Walter Spina (Arquivo Pessoal/ Walter Spina)

Segundo Roberta, os cvs que se diferenciam pelo seu layout, se conterem as informações necessárias, estão valendo no mercado e as chances de se interessarem pelo currículo do profissional é maior, “Nos cvs é fundamental conter os dados profissionais e educacionais do candidato, além de alguns dados pessoais, então se os modelos fora do padrão contiverem estes dados, são adequados. Os modelos diferenciados chamam muita atenção, o que pode ser um fato positivo para o candidato, garantindo que o selecionador o analisará, além de já revelar uma forte competência sua”. A única dica dada pela consultora é investir em uma boa formação, “Fortalecer seus conhecimentos gerais, formação acadêmica diferenciada, investir em idiomas e atividades que ofereçam uma visão abrangente das situações”, para obter com certeza um diferencial na hora de se candidatar a uma vaga.

Editado por Verônica Miranda

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s