‘Um toque pela vida, um drible no preconceito’

Por Isabella Vicentin

5511999212977-1414755300  Com o objetivo de alertar a população masculina e ressaltar a importância do exame de toque retal para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou o movimento Novembro Azul e conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para promover durante todo o mês de novembro a campanha nacional ‘Um toque pela vida, um drible no preconceito’ a favor da saúde masculina.

A iniciativa já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil e as cidades de todos os estados brasileiros realizam ações com palestras informativas, espalham cartazes pelas ruas e iluminam os pontos turísticos e monumentos de azul.

caravela-2940959
Caravela da Lagoa do Taquaral iluminada de azul (Créditos: site RAC/Correio Popular)
(crédito: Imagem divulgação Sociedade Brasileira de Urologia - SBU)
Imagem utilizada nas campanhas (Créditos: divulgação Sociedade Brasileira de Urologia – SBU)

Mas apesar da campanha de conscientização, em uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2009, foi constatado que a maioria dos homens brasileiros ainda tem preconceito e deixam de fazer o exame de toque retal, querendo apenas fazer o exame de sangue, o que não é indicado, pois cerca de 10% a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. Os exames que precisam ser realizados com periodicidade anual consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, que são complementares para o diagnóstico.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos agendem uma consulta com seu urologista e realize uma avaliação. Mas aqueles que já têm histórico familiar e estão sujeitos a maior risco da doença, devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Apesar da recomendação da SBU, a mesma pesquisa citada acima informou que apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

O aposentado João Manoel, tem 62 anos, vai fazer o exame pela primeira vez este ano, em dezembro, “Nunca fiz o exame, mas este ano resolvi fazer. Ter o apoio da família para cuidar da minha saúde por conta da minha idade, foi fator essencial para agendar a consulta” conta o aposentado.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, e existe uma estimativa de que até o final deste ano 69 mil novos casos serão diagnosticados.

Dados e estimativas do Câncer de Próstata (crédito: Isabella Vicentin)
Dados e estimativas do Câncer de Próstata (Créditos: Isabella Vicentin)

Dados disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Urologia apontam que cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado, dificultando a cura da doença. Mas se descoberto logo no inicio, 90% dos casos são curáveis, por isso a campanha destaca a importância da realização dos exames preventivos constantes, pois a doença pode demorar para se manifestar.

Mas você sabe o que é o Câncer de Próstata?

De forma e tamanho semelhantes a uma castanha e que pesa cerca de 20 gramas, a próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que localiza-se abaixo da bexiga. Ela produz esperma juntamente com as vesículas seminais. O Instituto Nacional do Câncer informa que alguns desses tumores podem crescer rápido demais e se espalha para outros órgãos, porém o mais comum cresce de forma lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ), podendo não dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Mas quais os fatores de risco? Quais os sintomas da doença? Como tratar?

(crédito: Isabella Vicentin)
(Créditos: Isabella Vicentin)

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Câncer de Próstata, fique atento. Não deixe de fazer os exames preventivos e de cuidar da sua saúde. Deixe o preconceito de lado e agende uma avaliação com seu urologista.

Não perca, durante essa semana teremos mais matérias sobre o Novembro Azul.

Editado por Verônica Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s