“Fantasia” rende auditório lotado na PUC-Campinas

Por Vanessa Dias

Peça mesclava situações da vida dos adultos com a fantasia das crianças (Crédito: Vanessa Dias)

 

O grupo de teatro e o grupo de coral do CCA (Centro de Cultura e Arte) da PUC-Campinas estreou ontem o espetáculo Fantasia, em apresentação às 20h, no auditório Dom Gilberto, no Campus I da universidade.

Com entrada franca, a apresentação de 1h20m rendeu auditório lotado, com direito à espectadores sentados nos degraus das escadas, e um público de idade que variava de crianças, estudantes e idosos.

“Queremos que o público entenda que a fantasia pode ajudar em qualquer aspecto na sua caminhada pela vida, desde que você tenha o pé no chão. A fantasia deve estar presente no ser humano. Não se pode perder o sonho, a esperança”, explicou Paulo Afonso Coelho, diretor geral do espetáculo.

Para desenvolver a temática, a peça foi dividida em uma série de pequenas histórias, que mostravam cenas muito reais enfrentadas pelo homem adulto – seja um filho com problemas com drogas, um casal a beira da separação, e até mesmo a morte. Essa última, abordada o tempo inteiro de forma leve, com a presença de dançarinos vestidos de branco e a existência de um paraíso.

O “Candidato Honesto”, maior personagem da fantasia dos adultos (Crédito: Vanessa Dias)

 

Peça aborda problemas reais como drogas, separação e morte (Crédito: Vanessa Dias)

 

Em contrapartida aos problemas dos adultos, Fantasia apresenta o mundo da imaginação e da esperança, vivido por todas as crianças e por aqueles que acreditam. Como diz o personagem mago na apresentação, “Escolha um caminho a seguir. Agora siga em frente. Mas lembre-se de seguir sempre acreditando”.

“Eu achei perfeito. A história, o figurino maravilhoso. Me surpreendi muito e meus filhos adoraram, principalmente o início que falava da infância”, comentou a espectadora Letícia Romera, que estava acompanhando seu filho Gustavo, de quatro anos. Ele concorda com a mãe. “Gostei de todas as partes!”, disse.

Entre o balanço de temas sérios com o infantil, o grupo apostou em jargões e gírias atuais para dar humor as falas, tais como “Sabe de nada, inocente!” e o termo “Selfie”.

O personagem mago conduzia as histórias com provérbios e conselhos sábios (Crédito: Vanessa Dias)

 

Princesas da Disney e super-heróis também estavam presentes no elenco (Crédito: Vanessa Dias)

 

O espetáculo é recheado de danças e canções (Crédito: Vanessa Dias)

 

“Nós tentamos fazer um tema diferente de cinco anos atrás, explorar algo que nunca havíamos explorado. Começamos a planejar um ano antes, e já estamos planejando a do ano que vem”, explicou o diretor Paulo Afonso. Ao todo, foram 23 atores em palco e 40 cantores do grupo de coral – que se apresentou antes do espetáculo e durante, em algumas cenas. A colaboração entre os dois grupos artísticos já é uma tradição existente há mais de cinco anos nas apresentações, segundo o diretor.

“Nós levamos tudo bem a sério. Estamos nos preparando desde fevereiro, todos os sábados. Tudo isso quebrou muitas barreiras para mim. Eu tinha um pouco de vergonha de me expor para meus amigos, e hoje isso mudou”, comentou o ator Micael Prates, que está no grupo há um ano e interpretou uma das crianças. Seu colega de palco, Gabriel Gallo Brocchi, concorda. “Estávamos ansiosos, mas foi um sucesso. Cada integrante contribuiu para o roteiro, escreveu alguma cena, e o resultado foi ótimo”. Gabriel interpretou o personagem do “Fado Madrinho”, no espetáculo.

Segunda sessão

Para os que não puderam estar presentes ontem, ainda dá tempo de conferir Fantasia, pois haverá uma última apresentação hoje, também às 20h, no auditório Dom Gilberto (Campus I).

 

Editado por Jacqueline Fernandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s