Por Luana Freire
Para quem quer perder peso e melhorar seu rendimento nas atividades físicas é fundamental que conheça o que é o índice glicêmico (IG) e como ele age no organismo.
O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é absorvido e transformado em açúcar no sangue. Ao comer alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, que são absorvidos mais rápido, liberando toda sua energia, faz com que a quantidade de açúcar no sangue aumente excessivamente fazendo com que o organismo armazene gordura, favorecendo o aumento de peso. Já os que tem baixo IG, vão liberando sua energia aos poucos, fazendo com que a sensação de saciedade permaneça por mais tempo, demorando a sentir fome. Ajudando no processo de emagrecimento.
Segundo a nutricionista do Centro de Saúde Unidade Central da cidade de Campinas (SP), Maíra Azevedo, qualquer um pode controlar os índices glicêmicos em sua dieta: “Controlar a glicemia dos alimentos não é só para quem deseja perder peso, mas para quem quer manter uma boa saúde também. Abandone todo tipo de carboidrato branco, principalmente os provenientes de grãos e glúten, esses tipos de alimento causam um aumento do açúcar no sangue, inflamação e outros efeitos negativos para o organismo”.
A nutricionista, também explica que o correto é fazer uma refeição a cada três ou quatro horas, com uma dieta variada, não fazendo restrições de grupos alimentares, principalmente dos que tem baixo IG.
Veja alguns exemplos de alimentos:

Fique atento
Alguns alimentos apresentam baixo índice glicêmico, porém, tem altas concentrações de gordura, o que pode levar a um excesso calórico. O importante é ter uma alimentação equilibrada e sempre acompanhada por um nutricionista.
Editado por Verônica Miranda