Jovens tem dificuldade para controlar a vida financeira

Por Isabella Robaina

Jovens entre 16 e 24 anos são os que têm menos controle da vida financeira, segundo uma pesquisa do Indicador de Educação Financeira, elaborado pelo Serasa Experian. O levantamento mostra que 40% dos jovens admitem não manter a vida financeira sob controle.

“Os jovens não costumam planejar suas finanças de maneira consciente. Eles estão começando no mercado de trabalho, por isso, muitas vezes, estão no início da faixa salarial. No geral, esse público tem menos renda disponível no fim do mês. Ao mesmo tempo, o jovem tem um grande desejo de consumir. Eles costumam agir por impulso e também preferem a compra imediata”, explica o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro.

O economista e professor do FGV Management na IBE/FGV Campinas, João Mantoan, diz que os jovens repetem com frequência o mesmo comportamento de seus pais ou são influenciados pelo meio onde vivem e, nestes casos, a maturidade dos envolvidos é primordial para este controle. “Uma alternativa para isso seria a inclusão da disciplina de Educação Financeira nos currículos escolares básicos, mesmo nas primeiras fases, para que os jovens entendam como devem ter controle sobre sua renda e gastos”, afirma o economista.

"O primeiro passo é identificar qual ou quais as contas que estão compondo o endividamento e o impactos destas no fluxo de caixa ao longo do tempo frente ao salário (Crédito: Divulgação)
“O primeiro passo é identificar qual ou quais as contas que estão compondo o endividamento e o impactos destas no fluxo de caixa ao longo do tempo frente ao salário”, indica o economista (Crédito: Divulgação)

 

O indicador elaborado pelo Serasa Experian permite acompanhar o nível de educação financeira do brasileiro. De acordo com o estudo,  a nota de educação financeira dos jovens entre 16 e 17 anos apresentou queda em relação ao ano passado: de 5,9 para 5,5. A faixa entre 18 e 24 anos também apresentou queda em comparação com o ano de 2013: de 5,9 para 5,8.

Segundo Júlio Leandro, é fundamental ter disciplina financeira e saber o momento certo para realizar uma compra. “Agir com consciência é muito importante, principalmente para o jovem que, muitas vezes, ainda está iniciando no mercado de crédito”.

A estudante de jornalismo, Letícia Quatel, 21, está entre esses jovens que possuem uma certa dificuldade para se organizar financeiramente. “É muito difícil organizar minha vida financeira e parece que quanto mais a gente ganha mais a gente gasta.  Vai virando uma bola de neve. Ter um cartão na mão é como ter uma arma, você não passa aperto, vai jogando no cartão e é assim que tudo começa”, afirma a estudante.

"Não abro o extrato do meu cartão de crédito para não chorar", conta Letícia Quatel (Crédito: Isabella Robaina)
“Não abro o extrato do meu cartão de crédito para não chorar”, conta Letícia Quatel (Crédito: Isabella Robaina)

“Quando já se está superendividado, a melhor saída é ter cautela nas próximas compras para que dê tempo de honrar primeiro as dívidas já realizadas antes de assumir novos compromissos. Agora se já estiver inadimplentes, a melhor saída é buscar a renegociação de dívidas, pois com essa atitude pode conseguir um prazo maior, desconto etc.”, aconselha o superintendente do Serasa Consumidor.

Ainda de acordo com a pesquisa, quanto maior a idade, mais aumenta o percentual de pessoas que diz manter o controle dos gastos. Entre 25 e 34 anos (62%), entre 35 e 44 anos (66%), entre 45 e 54 anos (67%) e  acima dos 55 anos (75%).

A pesquisa envolveu 2.002 entrevistados maiores de 16 anos, em 140 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

Editado por Verônica Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s