“Profissionais do Futuro” aborda carreira de Relações Públicas

Por Guilherme Luz

Na última segunda-feira (03) ocorreu o evento Profissionais do Futuro para os alunos de Relações Públicas da PUC-Campinas. O evento contou com palestras de profissionais já consagrados na área e com recém-formados contando suas experiências e dando dicas para os futuros profissionais.

Entre as palestrantes recém-formadas pela PUC-Campinas estava Thamiris Braga de Faria que trabalha na Amcham Brasil. Thamiris entrou como analista Júnior na empresa em 2011 sem prestar estágio, o que ela considera que foi ruim pela demora para subir de cargo, sendo que hoje ela ocupa a vaga de analista Sênior. A dica mais valiosa para os alunos feita por Thamiris é de que façam estaágio, “Acho que é a fase que a gente tem de lapidação mesmo, é a fase em que você pode errar que tem uma pessoa exclusivamente dedicada a você, que vai te dizer esse aqui é o caminho certo esse aqui não é bom”.

DSC_0527
Thamiris Braga de Faria no momento de sua palestra (Créditos: Guilherme Luz)

Outra recém-formada a participar foi Bruna Mariussi formada em 2011 pela PUC-Campinas. Com experiência na área Bruna trabalhou quatro anos no Instituto de Tecnologia alimentos (ITAL), sendo dois desses anos como estagiária e dois como Relações Públicas, e atualmente trabalha na CPFL como analista de comunicação empresarial. Bruna contou sua experiência na área e sua atuação como voluntariada na ATEAC e o Sonhar Acordado com atividades da área de Relações Publicas.  Mas como ponto principal falou de como o profissional deve se comportar quando estiver desempregado, “Momento em que eu me investi muito em procurar emprego e me preparar muito para entrevistas de emprego. Teve uma vez em que procurei uma vaga de coordenação de evento e a mulher chegou pra mim e falou Bruna gostei muito de seu currículo mas sabe do que você precisa? De rugas, com essa carinha de bebê não rola. Mas foi uma experiência que me fez se preparar melhor, tanto para escolher a vaga e estudar mais para entrevistas. Outra coisa que aprendi é fazer o network, não ter medo de falar para as pessoas que está desempregada, e foi assim que consegui freelancer e hoje estou na CPFL por que fiz meu network”.

DSC_0533
Bruna Mariussi no momento de sua palestra (Créditos: Guilherme Luz)

Com mais experiência no mercado de trabalho Ana Rizzo, formada em Relações Públicas na PUC-Campinas, com especialização em comunicação e marketing pela ESPM – SP e MBA em administração e negócios pela FGV – RJ. Há dez anos é sócia diretora da Ana Rizzo Comunicação Integrada, prestando consultoria para empresas privadas de saneamento em comunicação corporativa, relações públicas e marketing. Para Ana, a principal atuação de um Relações Públicas é o plano de comunicações interna e externa “A interna me lembra sempre da casa de vidro, bota isso na cabeça, não adianta querer gastar horrores de dinheiro  falando de fora senão começar dentro”.

DSC_0540
Ana Rizzo no momento de sua palestra (Créditos: Guilherme Luz)

Como única palestrante não formada em Relações Publicas Christianne Sauá, é graduada em Psicologia com especializações em Gestão Estratégica de Empresas e em Psicanálise Clínica. Christianne atuou em empresas multinacionais como 3M do BRASIL e AVERY DENNISON, também foi Diretora Associada da KORUM, ministrou aulas na Graduação da PUC-Campinas e Pós-Graduação de Gestão de Pessoas do SENAC e UNISAL. Atualmente é Diretora Associada na consultoria WCCA – Wilson Cerqueira Consultores. Christianne contou sua história e experiências no mercado de trabalho com dicas em geral para os alunos. Christianne entre essas dicas ressaltou que o profissional deve investir em um plano de carreira dizendo, “O Profissional do Futuro na parte de gerenciamento de carreira, a gente tem lá Zeca Pagodinho que diz: Deixa a vida me levar, vida leva eu. Não é assim em carreira as coisas não funcionam dessa forma, não deixa a vida me leva, vida leva eu que não da certo não. É vocês que tem que fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo da carreira de vocês e um preparo para que tudo aconteça da forma como você gostariam. Não dá mais hoje em dia para deixar as coisas caírem do céu, não funciona mais dessa forma também”.

DSC_0543
Christianne Sauá no momento de sua palestra (Créditos: Guilherme Luz)
DSC_0551
Palestrantes prestando atenção nas perguntas dos alunos (Créditos: Guilherme Luz)

O evento Profissionais do Futuro contou com alunos dos quatro anos de Relações Públicas, que tiveram oportunidades de fazerem perguntas aos palestrantes e tirarem suas dúvidas profissionais.

DSC_0576
Palestrantes e organizadores do Profissional do Futuro 2014 (Créditos: Guilherme Luz)

Editado por Verônica Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s