Netos de Bandim se apresentam no Brasil pela 3ª vez

Por Laura Pompeu

O grupo cultural Netos de Bandim se apresentaram ontem (02/11) na Casa de Cultura Casarão em Barão Geraldo. Para uma plateia cheia, o grupo vindo da Guiné-Bissau trouxe elementos da dança e música de diversos grupos étnicos do país.

Segundo Júlio António Aponto Té, que aos 16 anos fez parte dos integrantes colaboradores do grupo e organizou a visita junto com Egor Vasco Borges, o trabalho do grupo envolve várias facetas, desde o trabalho de ação social que visa paz entre os grupos étnicos dentro do país, ajuda às pessoas carentes, até a divulgação da cultura dos guineeses. “É importante mostrar que a África não é a que veio do navio, mas a do presente.”

Em intervalos da apresentação, Aponto Té respondia perguntas da plateia e explicava os significados por trás dos movimentos, como lamentações pela morte de um presidente, ou o fim da colheita. Ele ressalta que são apenas práticas culturais, não religiosas.

“Estamos trabalhando de pedaço em pedaço”, Borges explicou no início da apresentação, “primeiro trazendo a música e as danças, para depois trazer a literatura. […]”. Netos de Bandim também se apresentaram hoje, às 13hs na frente do Restaurante Universitário da Unicamp.

Alik Wunder, que foi uma das organizadoras da Casa de Cultura Casarão, explicou que foram 3 meses de organização para eles chegarem ao Brasil. Gabriela Pardim é capoeirista e teve a oportunidade de assistir o grupo pela segunda, “É como os grupos culturais daqui, mas apresentando as culturas de lá. […] É muito cheio de cheiro e cor, uma coisa diferente. É muito rico ver um grupo que é da cultura que eles mesmos apresentam.”

Depois de serem aplaudidos de pé, o grupo convidou a plateia a aprenderem alguns passos de dança.

Confira um curto trecho abaixo de uma das danças apresentadas.

 

Editado por Luana Freire

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s