Redes sociais se tornam palanque nas eleições

Por Nathani Mota e Priscilla Geremias

As eleições 2014 foram, sem dúvida, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Segundo o Facebook, no segundo turno os usuários brasileiros geraram 674,4 milhões de interações. No Twitter, 26,3 milhões de postagem foram feitas sobre a eleição.

O evento só perdeu para a Copa do Mundo de junho e julho deste ano, que gerou três bilhões de interações, um recorde na história do Facebook.

Se o resultado das eleições dependesse das menções sobre os candidatos nas redes sociais, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT) também seria reeleita. Confira abaixo a comparação entre os presidenciáveis no Twitter, Facebook e Youtube.

Twitter

Dilma Rousseff ganha do seu opositor em números de seguidores, são 2,9 milhões, já Aécio Neves 225 mil. Desde o início da campanha eleitoral a atual presidente (@dilmabr) foi mencionada em 12,2 milhões de tweets, ultrapassando os 9,3 milhões que citaram Aécio Neves (@AecioNeves), candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

twitter eleições
Interação dos candidatos no Twitter desde o começo das eleições (6 de julho a 22 de outubro). Fontes: Twitter Data e Get the Data. (Créditos: Nathani Mota)

O Twitter fez um mapa interativo que mostra a evolução dos candidatos do dia 1º até o dia 25 de outubro. Os pontos vermelhos se referem às menções feitas à presidente reeleita, Dilma Roussef e os pontos azuis são referentes à Aécio Neves.

Facebook

A rede social de Zuckerberg é a única em que o candidato do PSDB tem mais curtidas que a presidente. Aécio Neves tem 3.891.025 curtidas e Dilma Rousseff tem 2.099.401 curtidas.

Youtube

Dilma tem mais inscritos, visualizações e taxa de visualização por vídeos do que Aécio. Não foi possível medir o engajamento dos canais dos candidatos, pois ambos têm os comentários desabilitados. O canal Aécio45Presidente possui 6.842 inscritos, e o canal Dilma13Presidenta possui 7.052 inscritos.

 

Editado por Caroline Roque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s