Apuração foi o tema do 10º Encontro de Editores

Cassiano Gobbet é gerente Editorial de Notícias e Redes Sociais no Yahoo Brasil (crédito: Isabella Vicentin)

Por Isabella Vicentin

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promoveu no dia 22 de outubro, no Auditório Dom Gilberto o 10º Encontro de Editores. O objetivo do tradicional evento do curso que acontece anualmente, é reunir os alunos, professores, jornalistas e convidados para discutir com profissionais de imprensa sobre os interesses e mais diversos assuntos da profissão.

Todos os anos o Encontro de Editores escolhe um tema, este ano foi a apuração jornalística: “Apuração: como não levar uma barriga”, que significa, no jargão jornalístico, publicar ou transmitir uma informação falsa, o que geralmente acontece por falta de apuração nas informações.

O tema foi sugerido por profissionais de mercado que estiveram reunidos com a Faculdade nesse semestre. Além deles, nós os professores refletimos e discutimos sobre a importância de uma boa apuração jornalística. Então nós da organização somamos as sugestões dadas por profissionais de mercado e professores e resolvemos apostar nesse tema“, explica a professora do curso de jornalismo Ciça Toledo, que faz parte da organização do evento.

Ciça Toledo explicou a escolha do tema "Apuração Jornalística" (crédito: Isabella Vicentin)
Ciça Toledo explicou a escolha do tema “Apuração Jornalística” (Crédito: Isabella Vicentin)

Os convidados escolhidos puderam falar e discutir sobre o tema com os alunos e presentes no Encontro. No período da manhã esteve presente para a discussão a jornalista Cristina Angelini, que é produtora na TV Globo, e o diretor executivo de mídias do Jornal O Estado de S. Paulo, Luis Fernando Bovo. Os dois não deixaram dúvidas de que a apuração é importante em todas as plataformas de comunicação, e que para chegar à veracidade dos fatos, é necessário verificar os dados e informações que foram obtidas durante o processo de apuração.

No período noturno os convidados Cassiano Gobbet, gerente Editorial de Notícias e Redes Sociais no Yahoo Brasil e Daniela Lemos, chefe de redação da EPTV Campinas, continuaram as discussões com os alunos.

Cassiano disse que muitas dificuldades aparecem e vão aparecer durante as apurações. “Nenhuma historia é solida, é confiável se você não apura-la bem. Você precisa saber o que está falando, você precisa conhecer as suas fontes, é fundamental para que você faça um bom trabalho de apuração”.

Além de uma boa apuração, Cassiano Gobbet também falou sobre a importância do jornalista ter seu caderno de contatos, pois isso ajuda na apuração. “A qualidade de uma boa apuração e de um reporter, se mede pela quantidade de contatos que ele tem”.

Cassiano Gobbet é gerente Editorial de Notícias e Redes Sociais no Yahoo Brasil (crédito: Isabella Vicentin)
Cassiano Gobbet é gerente Editorial de Notícias e Redes Sociais no Yahoo Brasil (Crédito: Isabella Vicentin)

A ex-aluna da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Daniela Lemos, é chefe de redação na EPTV e disse que nenhum profissional do ramo quer perder um “furo”, a notícia em primeira mão, mas enfatizou a importância da apuração para transmitir veracidade nos fatos. “Transmitir uma notícia com uma velocidade muito rápida, o furo, é ótimo, mas a notícia tem que ser verdadeira, pois se não for, isso tira a credibilidade de quem está transmitindo. Então para que aconteça uma ótimo apuração dos fatos, nós enviamos equipes para checar as informações”.

Daniela Lemos é chefe de redação na EPTV (crédito: Isabella Vicentin)
Daniela Lemos é chefe de redação na EPTV (crédito: Isabella Vicentin)

Os alunos que estiveram presentes no Encontro de Editores, fizeram perguntas aos convidados e tiraram as dúvidas em relação ao tema e a profissão. Os profissionais deram dicas aos alunos e enfatizaram a importância do diploma no curso. O Encontro também contou com a participação dos professores da Faculdade de Jornalismo.

Professores de jornalismo também estiveram presentes (crédito: Martha Raquel)
Professores de jornalismo também estiveram presentes (Crédito: Martha Raquel)

 

Editado por Caroline Roque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s