Debate nas redes sociais é bom para a democracia?

Por Caio Coletti

Atualizado em 23 de outubro, às 8h54

Notebook da estudante de Jornalismo Luciana Lima, aberto na sua foto de perfil do Facebook/ Crédito: Caio Coletti
Perfil do Facebook com mensagem contra candidato à presidência (Crédito: Caio Coletti)

“As redes sociais da internet transformaram-se em mais um espaço para a conversação e interação social, mais dinâmico e atraente, por isso, os jovens estão participando mais”, define Alexandre Ramos, professor de sociologia da rede pública da capital de São Paulo. Segundo ele, a quantidade grande de manifestações políticas no Facebook reflete uma consciência que o jovem brasileiro sempre teve, mas que só agora encontrou uma via de expressão.

Como nada na internet é simples, o professor Alexandre admite que os debates vistos nas redes sociais têm dois lados. “A rapidez com que as informações são disseminadas, o humor ácido que os jovens adicionam aos debates com memes, tiradas, vídeos engraçados, deixam os políticos muito mais vulneráveis e, por isso, atentos”, ele elogia. “Porém, as redes sociais suscitam discussões acaloradas, dadas por momentos específicos e que podem gerar atitudes extremas que em nada beneficia. Qualquer atitude extrema coloca em risco a própria democracia e não colabora para a organização política”.

O designer gráfico Ilson Junior, de 20 anos, concorda com o professor Alexandre. O volume de discussões políticas no seu feed de notícias, especialmente depois do início da campanha para o segundo turno, fizeram o aluno da Anhembi-Morumbi desativar a conta no Facebook por alguns dias. Ele relata que o principal motivo foi sentir que algumas de suas amizades poderiam ser afetadas por esses debates. “Não fui agressivo, mas o confronto de ego é mais que real. É como ver meu projeto que poderia mudar a vida de milhares de pessoas perder para um outro projeto ruim, e não aceitar o sucesso dessa má alternativa. Quando senti que isso estava influenciando meus sentimentos pelos meus próximos eu desativei a rede social”, conta.

“Nesse processo democrático é importante que você tenha liberdade para expor o que pensa. O ruim é quando você quer que as outras pessoas engulam isso, ou pior ainda, quando se começa a inibir o outro de suas ideologias. Não é feliz reprimir o amigo de direita porque ele é contra todo o seu grupo de esquerda”, completa Ilson, ao que o professor Alexandre faz coro: “Discussões que levam à intolerância, à agressões e ao desrespeito aos direitos devem sempre serem denunciadas e coibidas, para garantir uma participação política de fato”.

Estudante de Jornalismo, Luciana Lima se envolveu em vários debates políticos pelo Facebook, mas notou algo que a fez começar a preferir as discussões cara a cara. “Acho que tem muito a ver com a cultura do espetáculo que estamos vivendo hoje em dia, porque no Facebook as opiniões e discussões políticas são majoritariamente centradas no nosso próprio ego. Se ao vivo as pessoas não se ouvem pelo Facebook elas não se leem de verdade e a luta por um status de parecer mais inteligência, ou pior ainda, receber mais likes, sobrepõe-se ao intuito da discussão em si, que é dialogar e entender o ponto de vista do outro”, ela diz.

Print da página inicial do Tumblr "Divas e Dilma", que atingiu popularidade nos últimos dias. Acesse em: http://divasedilma.tumblr.com/
Print da página inicial do Tumblr “Divas e Dilma”, que atingiu popularidade nos últimos dias

Manifestações de apoio

Além de posts no Facebook, uma série de outras iniciativas denotam a importância da mídia social nas eleições 2014, como o Tumblr “Divas e Dilma”, que propõe criar capas de Facebook misturando cantoras pop e o logo da campanha de reeleição da presidenta. Visite o site  aqui.

Várias páginas alcançam um número notável de likes fazendo outros tipos de sátiras e campanhas dos candidatos, como a PETralhas, a Eleitores do Aécio, e a Eu Apoio Aécio Neves.

Saiba mais sobre eleições aqui

Editado por Nathani Mota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s