Casais inseguros postam mais no Facebook

Por Nathani Mota

Atualizado em 22/10 às 9h15

Uma pesquisa da Personality and Social Psychology Bulletin comprova que pessoas inseguras tendem a expor mais o relacionamento no Facebook. O estudo investiga quem tem mais inclinação à buscar visibilidade, porque algumas pessoas almejam a exposição e outras não.

Segundo o trabalho, a auto-apresentação é a principal motivação dos usuários da rede social e isso intensifica uma característica humana, que é a autopromoção. As pessoas frequentemente tentam moldar a percepção de outras pessoas, quanto a sua imagem e, apesar das relações não serem ponto central da identidade, os relacionamentos amorosos são incorporados à sua imagem própria.

Alexandre Costa Machado conta que não tinha um perfil na rede social quando começou a namorar e nunca deu importância para isso, “quem ficava ‘enchendo o saco’ era a Bárbara [namorada]”, brinca.

Então, quem mudou o status de relacionamento primeiro foi Bárbara Alves. Ela afirmou que não se importava muito com o Facebook e que a mudança aconteceu com uma pequena influência do namorado, que se incomodava com as conversas com “pessoas aleatórias”. “Ele sempre ficava falando para eu mudar mesmo, mas não foi por causa disso. Foi porque eu quis mesmo, chegou uma hora que eu fui e mudei”, conta.

Depois, a rede social passou a fazer parte da vida do casal e também das brigas. “Eu tenho um pouco de ciúmes, então já falei para ele sobre algumas coisas que eu vi e não gostei”. Os namorados, que estão juntos há um ano e meio, contam que acompanham a atividade um do outro no Facebook e em outras redes sociais, como o Whatsapp.

Para evitar possíveis conflitos, Caique Pereira e Luana Oliveira da Silva resolveram fazer um perfil conjunto no Facebook depois de três meses de namoro. Luana explica que eles mudaram porque não queriam que o ‘passado intrometesse no futuro’. “Eu sei que ele tinha uma vida antes e eu também, então para não confundir a gente fez um novo”, relata.

Caique também afirma que não é só o Facebook que pode influenciar o relacionamento de um casal, mas a Internet como um todo. ” Tem coisa que pode atrapalhar e isso complica um pouco”, conta.

A pesquisa feita por Lydia F. Emery, Amy Muise, Emily L. Dix e Benjamin Le examina a associação entre a visibilidade desejada e a visibilidade real nos relacionamentos, os efeitos dessa exposição e se as variações diárias de insegurança, estão ligadas com mais compartilhamentos na rede social.

FACEBOOK (1)
O estudo foi chamado de “Can you tell that I’m in a Relationship?” (Você percebeu que estou em um relacionamento?) e avalia o afeto e a visibilidade das relações no Facebook. (Créditos: Nathani Mota)

Editado por Caroline Roque

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s