Por Bruna de Oliveira
Outubro é o mês oficial da luta contra o câncer de mama. O movimento Outubro Rosa, como é chamado, é comemorado em todo o mundo e tem como objetivo dar visibilidade às causas do câncer de mama e mostrar a importância do diagnóstico precoce. Como parte da campanha, o espaço Oficina Cultura promoveu uma exposição fotográfica “Rosa e Amor”, que retrata a superação de mulheres que lutam contra o câncer de mama e transmitir a mensagem de como é possível ser feliz e vencer a doença.

A inauguração da mostra foi nesta terça- feira (14/10) e contou com a presença da primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci. A exposição ficará aberta ao público durante um mês, na Oficina do Estudante em Campinas, de segunda-feira a sexta-feira das 8h00 às 20h00 e, aos sábados, das 8h30 às 17h. Localizada na Avenida Brasil, número 601, bairro Guanabara.
As modelos da exposição fazem parte do grupo “Rosa e Amor”, uma associação que acolhe pacientes com câncer de mama, localizada em Valinhos e auxilia mulheres diagnosticadas com a doença e também suas famílias.

O gerente de Marketing da Oficina do Estudante Daniel Abdala conta que a ideia da exposição surgiu em apoio à campanha. “Como todo o país se mobiliza durante este período, percebemos que era extremamente importante colaborarmos com a causa, e principalmente, alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer”, explica Daniel.
Realizar uma exposição fotográfica em uma instituição educacional é uma forma conscientizar os alunos desde o início. Daniel explica a relação da campanha com os estudantes, “Como ainda são muito jovens, os estudantes tem a oportunidade de transmitir o conhecimento e alertar os familiares sobre os riscos. Ações como essa despertam o interesse das pessoas e motivam principalmente as mulheres a realizaram o autoexame e mamografia”.
Outras informações sobre a exposição podem ser obtidas através do telefone: (19) 3241-6688
Veja o vídeo da inauguração da exposição
O grupo “Rosa e Amor” existe desde fevereiro de 2000 e oferece assistência social, auxílio em enfermagem, fisioterapia, nutrição, oncologia, psicologia e Terapia Ocupacional. E também terapias complementares como: arteterapia, cromoterapia, biodança, acupuntura, reiki, terapia integração craniossacral, yoga e apoio jurídico. A associação conta com a ajuda de vários profissionais e voluntários, que atendem pessoas durante o tratamento e após.

Para ajudar a vencer a doença a associação oferece aulas de artesanato, culinária ainda dão apoio com cestas básicas e itens necessários.
Seja um voluntário Clique aqui
Para fazer uma doação Clique aqui
Leia mais sobre Outubro Rosa
Editado por Nathani Mota