Por Isabella Vicentin
O Instituto de Tecnologia da Geórgia, conhecido como Georgia Tech, divulgou recentemente uma pesquisa que comprova que malhar aumenta 10% da capacidade de memorização. Os pesquisadores americanos concluíram após muitos testes, que 20 minutos diários de exercícios físicos são suficientes para que as pessoas que praticam atividade física diariamente, consigam lembrar o que pessoas sedentárias não lembram.
Os pesquisadores fizeram o teste com um grupo de jovens e saudáveis adultos, e concluiram a tese. Confira um dos vídeos do teste realizado durante a pesquisa:
O Educador Físico Gustavo Zorzi, que é Pós graduado em Musculação e Condicionamento físico, Fisiologia do Exercício e Biomecânica da Atividade Física e Saúde, contou com exclusividade ao Digitais que sim, a prática de atividade física realmente ajuda na capacidade da memória e velocidade de raciocínio: “Alunos relatam melhora nos estudos e idosos se sentiram mais ‘espertos'” disse o coordenador dos Personal Trainers da academia Performance Health and Fitness.

Mas para quem tem a agenda corrida por conta do trabalho e estudo, Zorzi indica que a melhor atividade física é aquela que a pessoa sente prazer em fazer, e não faz por obrigação, e dá uma dica: “Caso o dia seja muito longo e atarefado, sugiro treinar logo pela manhã, dessa forma fica mais difícil de faltar”. Mas fique atento e respeite seus limites, treine de forma segura, acelerar o processo não ajuda em nada e quem quer uma melhor qualidade de vida, ainda corre o risco de sofrer algum tipo de lesão.
Quer ter além de um corpo saudável, a saúde mental também? Gustavo Zorzi deixa um alerta: “Sedentarismo mata. Sabendo disso, procure 3 profissionais: um médico, um educador físico e um nutricionista. Nunca é tarde para começar e colher os benefícios”.
Veja alguns dos benefícios da prática de exercícios físicos:

Editado por Nathani Mota