Pista de skate de Cosmópolis não tem condições de uso

Por Guilherme Kowalesky

foto
Bem deteriorada, pista dificulta a prática do skate em Cosmópolis (Crédito: Guilherme Kowalesky)

A pista de skate municipal da cidade de Cosmópolis encontra-se em péssimo estado e não oferece condições para a prática do esporte. Localizada no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Damiano, a área foi deixada de lado pela prefeitura e os atletas reclamam que não há como usar a pista que, pelo abandono,  já deixou de receber diversas etapas do circuito regional de skate.

Os atletas cosmopolenses reivindicam, há algum tempo, melhorias como restauração do chão, dos obstáculos e a instalação de iluminação no local. Em 2011, foi feito um requerimento pelos skatistas junto à prefeitura da cidade e até hoje nenhuma resposta foi dada pelos governantes. “Se a pista estivesse bem cuidada, Cosmópolis poderia voltar a sediar campeonatos de skate como foi no passado. Isso também estimularia a pratica esportiva por aqui”, afirma Alan Sousa, praticante do esporte há 6 anos. A pista está abandonada há 10 anos e os praticantes se arriscam ao enfrentar os buracos e rachaduras que dominam toda a área.

Segundo o Secretário de Esportes da cidade, Nilton de Sousa Silveira, a reforma da pista está prevista para o ano que vem, porém, não há uma data para que as obras comecem. Ele afirma que a prefeitura está com problemas financeiros e, também, não consegue captar recursos junto ao Governo Estadual, já que a área do Ginásio de Esportes está com problemas de escritura.

A reportagem do Digitais procurou o vereador Aristides Lange Filho para obter mais informações sobre a reforma que, segundo o Secretário de Esportes, já tem previsão para acontecer. O vereador garantiu que a reforma não poderá ser realizada ainda esse ano, mas no primeiro semestre do ano que vem ela sairá do papel.

“Há anos uma reforma vem sendo reivindicada para melhorar as condições da pista, porém, devido a problemas financeiros da prefeitura, as obras nunca foram realizadas. O ano que vem será feita uma pequena reforma. Não mudaremos a estrutura da pista, reformaremos o chão, colocaremos bebedouros e, talvez, uma iluminação, para que os atletas possam treinar no período noturno”, afirma o vereador.

Essa semana, cansados de esperar promessas dos representantes da prefeitura, os skatistas de Cosmópolis se uniram e fizeram um mutirão para fazer pequenos reparos no chão e nos obstáculos da pista. Segundo o skatista David Neves, de 24 anos, os atletas juntaram um dinheiro e bancaram uma pequena reforma para que a área volte a tornar o skate praticável em Cosmópolis.

Campinas ganha pista coberta

skatenation_geral_otavioneto_2014
Skatistas de todas as idades frequentam o local (Crédito: divulgação)

Em Campinas, o cenário atual do skate é bem diferente do que foi visto em Cosmópolis. A cidade recebeu algo pouco comum dentro do skate brasileiro – no começo desse ano foi inaugurada a pista Skate Nation, local coberto apropriado à prática do esporte.

Sem recursos públicos e patrocinadores, a pista foi idealizada e construída pelo skatista profissional Túlio Oliveira, que contou apenas com a ajuda de familiares para a realização do projeto. A Skate Nation é a primeira pista do Brasil a possuir a técnica similar a construção das pistas da Street League, principal torneio de skate do mundo, realizado anualmente nos Estados Unidos da América. Os obstáculos são feitos de concreto e madeira, formato realizado nas pistas mais modernas localizadas nos EUA.

A pista fica na rua Anita Moretzshon, número 324, no Jardim Santana, em Campinas. O local abre todos os dias das 10:00 às 22:00 horas e é cobrado o valor de R$ 10,00 por dia, para cada atleta.

Praça das Águas

foto 1
Reforma chega nos últimos momentos na praça (Crédito: Guilherme Kowalesky)

Campinas sempre possuiu uma cena de skate forte e unida suficiente para correr atrás dos objetivos dentro do esporte. Fruto disso, é a praça das Águas, local adaptado pelos skatistas da cidade para a prática do esporte e construída pelos próprios atletas sem nenhuma ajuda de patrocinadores ou políticos. A praça é localizada na rua da Abolição, próximo ao centro da cidade.

Recentemente, a área, que é conhecida por skatistas de todo o Brasil, foi demolida para iniciar uma reforma total, que deixará o ambiente mais agradável, moderno e propício para o uso dos atletas do skate, com obstáculos construídos. A reforma, que faz parte do projeto de um empreendimento imobiliário da região e que assumiu a responsabilidade revitalizar a praça, está em seus momentos finais e já tem previsão de reinauguração – até a metade do mês de novembro.

Novos obstáculos, troca total do chão, paisagismo e uma pequena quadra de basquete estão sendo construídos e isso mudará, completamente, o skate na RMC, já que é um local muito querido pelos amantes das quatro rodinhas.

 

Editado por Fabiana Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s