Aplicativos ajudam a diminuir o consumo de água

Por Anderson Epifanio

Aplicativos ajudam usuários a economizar água (Crédito: Anderson Epifanio)
Aplicativos ajudam usuários a economizar água (Crédito: Anderson Epifanio)

 

seloaguaA crise hídrica que tem afetado boa parte das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil agora tem nas tecnologias digitais meios para conscientizar e auxiliar o consumidor a diminuir o desperdício de água. O Digitais testou 4 aplicativos para smartphones, dos mais simples aos mais complexos, que podem servir de alternativa para registrar o consumo diário e trazer boas dicas para evitar o desperdício.

Uma das alternativas de aplicativos testados é o “Nossa Água- Meu Bolso em dia”, idealizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAM) e desenvolvido para sistemas Android. Disponibilizada pelo Google Play já passa dos milhares os downloads, a ferramenta é oferecida gratuitamente. O app, que mede o consumo de água gasto durante o seu banho, ainda disponibiliza jogos e dicas práticas para diminuir o consumo.

Mas para aqueles que além de contribuir com a economia de água querem também reduzir o custo da conta no final do mês, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também lançou uma ferramenta voltada para a conscientização. A “Calculadora dos Sonhos”, que acompanha o gasto de água com o foco na conta, ajuda a contabilizar quanto dinheiro deixa de ser gasto com o desperdício e o que se pode comprar com o que foi poupado. Entretanto, é preciso se cadastrar no site para ter acesso ao aplicativo.

Outra alternativa, porém restrita apenas a usuários do sistema iOS, é o “Sai desse banho”, que já está na versão 1.2 e se utiliza de um jogo contra o próprio usuário. O aplicativo dá algumas opções de tempo, que vai caindo até o usuário chegar no consumo considerado ideal para obter uma economia. Entre as opções estão 4, 8 ou para os mais demorados 12 minutos. Aqueles que ultrapassam o tempo são avisados com uma música nada relaxante. No final, o app mostra quantos litros foram economizados.

Para os mais aplicados e que já tem o costume de anotar diariamente o que gasta, um grupo de alunos de uma escola particular do Rio de Janeiro criou o iWater. O programa, que pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet, mede todo o seu consumo diário, desde um copo de água até a quantidade de descarga dada no vaso sanitário em um dia.

De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU) o homem necessita diariamente de 110 litros de água para viver. Só em um banho de cinco minutos, 27,5% dessa meta é atingida.

Leia mais sobre o tema

 

Editado por Nathani Mota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s