Exposição na PUCC traz prévias de TCC de Artes Visuais

Escrito por Vanessa Dias

Foram oito alunos expondo obras em diferentes estilos na 4ª Exposição, “Interior/Exterior” (Crédito: Vanessa Dias)

Durante todo o mês de setembro e outubro, quem passar pelo H05 da PUC-Campinas poderá ver uma série de exposições dos alunos do quarto ano de Artes Visuais da universidade. Com diferentes temáticas, essas exposições fazem parte de um “pré-Trabalho de Conclusão de Curso” dos formandos. Ou seja, estão expostas partes, inspirações ou prévias dos TCCs dos alunos.

A turma formanda foi dividida em grupos, cada grupo expondo seus trabalhos em uma data. Os temas são diferentes, mas funcionam como um fio condutor de ideias. “Os trabalhos dialogam, mas não necessariamente falam sobre a mesma coisa”, explicou Emanuelle Sima Castilho, uma das alunas e organizadoras do quarto evento.

A 4ª exposição, intitulada Interior/Exterior, teve início na última terça-feira, 30 de setembro, e segue até sexta-feira, 03 de outubro. Nela, os alunos trabalharam a psique humana, coisas que as pessoas exteriorizam ou interiorizam. Para explicar melhor o tema, descreveram no folheto informativo que estava sendo distribuído no local: “Uma obra de arte é bela na medida em que é a consequência da cooperação do elemento interno com o externo”.

IMG_3170
“Fio”, obra de Bruna Nóbrega – com referência fílmica “De Olhos Bem Fechados” (Crédito: Vanessa Dias)

“Estamos nos preparando desde o começo do semestre. É nossa primeira exposição oficial, nosso primeiro contato com uma galeria. Tivemos que entender na prática como funciona tudo isso, como cada trabalho influencia e é visto pelo público, o que é bem interessante”, opinou Emanuelle. Seu colega de exposição, Ivan Luiz Gois, ainda acrescentou: “Terminei minha obra em praticamente um mês. Foi corrido e, se eu pudesse, faria com mais tempo. Mas o prazo não permitiu. Estamos sentindo como será lá fora, quando nos formarmos”. Além deles, outros seis alunos estavam com suas obras expostas.

No dia da inauguração, era possível contar um número razoável de público, que vinha de outros cursos. “Entrei aqui para ver só a exposição de uma amiga, mas estou gostando muito das obras. São bem diferentes, dá para você perceber os estilos diferentes. É muito legal”, afirmou Bruno Brandão, aluno do quarto ano de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas.

Ainda serão realizadas mais duas exposições com os grupos de Artes Visuais, sendo a próxima dia 7 de outubro, terça-feira que vem.

IMG_3168
O aluno Roberto Sill explicando para o público um pouco sobre sua obra, “Gestos” (Crédito: Vanessa Dias)
IMG_3154
Giuliana Cotrofe define sua obra, “Don’t Call Me White”, como “interferências como colagens, vômitos literários e resquícios de surtos emocionais” (Crédito: Vanessa Dias)
IMG_3172
Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram os cursos mais assinados pelos alunos visitantes da inauguração (Crédito: Vanessa Dias)

 

Editada por: Nathani Mota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s