Você já sabe em quem vai votar?

Por Isabella Vicentin

No próximo domingo (05/10) acontece o primeiro turno das Eleições 2014. Os eleitores terão que votar em apenas cinco dos mais de 20 mil candidatos que disputam aos cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Com menos de uma semana para as votações, alguns eleitores ainda não sabem em quem vão votar, como é o caso do estudante de Engenharia Civil, Lucas Henrique, de 20 anos. “Por  trabalhar durante o dia e estudar no período da noite, eu não tive muito tempo para analisar as propostas dos candidatos”, disse Lucas.

Mas para quem ainda não sabe em qual candidato vai votar e assim como o estudante de Engenharia Civil não teve tempo de analisar as propostas, sites foram desenvolvidos com as principais informações dos candidatos e suas propostas de governo.

Um exemplo é a página Google Eleições 2014, que o site Google desenvolveu para facilitar a vida dos eleitores brasileiros que querem, de maneira rápida, saber as principais informações dos candidatos. Quem acessa o site encontra o “Mapa dos Candidatos”, e para saber as informações procuradas, o internauta deve selecionar o cargo do candidato que procura entre Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Após escolher o cargo, o mapa disponibiliza por região todos os candidatos. As principais informações são: nome, partido, número, idade, bens declarados, profissão, entre outras.

Os 11 candidatos à Presidente da República que estão na disputa eleitoral (Crédito: Isabella Vicentin)

Está insatisfeito em saber apenas essas informações? O Projeto Brasil Org desenvolveu uma página virtual onde o eleitor pode conhecer as propostas dos candidatos e seu histórico eleitoral. E ainda compartilhar, avaliar e comentar todas as políticas públicas propostas pelos candidatos.

Já o site Newsletter Incancelável ajuda o eleitor que já sabe em quem vai votar, a acompanhar o voto. Basta fazer um cadastro e inserir os candidatos escolhidos, o site vai enviar newsletter com as notícias mais relevantes sobre eles. Entretanto para os eleitores que não se identificam com nenhuma proposta de governo, e não querem votar em nenhum dos candidatos que estão na disputa eleitoral, existem sites que explicam o Voto Branco e o Voto Nulo nas eleições.

Serão eleitos nas Eleições 2014 o Presidente da República e em cada Estado o Governador, um Senador, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Antes de votar conheça os candidatos, existem muitas iniciativas que auxiliam e esclarecem aos eleitores, ajudando a escolha. E a decisão de cada um é muito importante e irreversível, pois os eleitores vão decidir os futuros candidatos que irão governar o Brasil no próximo mandato.

Além dos sites disponíveis, o Digitais também mostrou os aplicativos de aparelhos celulares que ajudam aos eleitores a decidirem o voto e o Projeto Truco.

 

Editado por Ana Luiza Sesti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s