Atividade física noturna ganha popularidade entre os praticantes

Praticantes de atividade física noturna na academia ao ar livre no Taquaral em Campinas (Crédito: Isabella Robaina)
Praticantes de atividade física noturna na academia ao ar livre no Taquaral em Campinas (Crédito: Isabella Robaina)

Por Isabella Robaina

Praticar exercícios físicos é recomendado pelos especialistas para que as pessoas mantenham a qualidade de vida por muitos anos, entretanto o ritmo de vida acelerado muitas vezes impede a prática dessas atividades. O período noturno é escolhido por grande parte das pessoas que não tem muito tempo disponível durante o dia e a tarde e encontram noite adentro um espaço para tentar manter a prática regular de exercícios.

De acordo com a educadora física, Camila Sibila, fazer exercícios durante a noite tem algumas vantagens. “A temperatura é mais amena e agradável; a quantidade de carros é menor e, portanto, a poluição também e ainda o exercício físico pode ser utilizado como método de tratamento de insônia, explica Camila Sibila.

Esse é o caso de Stefano Venuzo Neto, militar, 28 anos, e Luís Fernando Canato Amendola, também militar, 27 anos, que praticam atividades físicas regularmente tanto no período da manhã como no da noite. “À noite é melhor para praticar devido a temperatura mais baixa e também a diferença na umidade do ar, já que de dia é muito seco”, afirma Stefano Venuzo. Luís Fernando também concorda e diz: “Acredito que meu rendimento à noite é melhor pelo fato de não ter sol”.

Stefano Neto (à esquerda) e Luís Fernando praticam exercícios todos os dias e preferem o início da noite para começar as atividades
Stefano Venuzo (à esquerda) e Luís Fernando praticam exercícios todos os dias e preferem o início da noite para começar as atividades

Entre tantos, a prática de exercícios durante a noite pode causar insônia e problemas durante o sono em parte da população. “Apesar de algumas pessoas conseguirem tratar a insônia com o exercício físico, na maioria das vezes o resultado é oposto, devido à liberação dos hormônios como por exemplo, a endorfina e a adrenalina, fazendo com que o corpo fique mais ativo e disposto, podendo atrapalhar o sono”, explica Camila Sibila.

A bióloga, Cristina Rodrigues, é outro exemplo de pessoa que gosta de fazer atividades físicas e procura sempre fazer à noite, pois o trabalho durante o dia a impede de fazer os exercícios.  Segundo Cristina Rodrigues, realizar esportes noturnos não atrapalham em seu sono, pelo contrário, ajudam a relaxar e liberar a tensão.

Outro ponto muito importante para os praticantes e que demanda atenção é uma alimentação equilibrada, ou seja, uma dieta nutricionalmente balanceada. “Após feito o exercício o organismo precisa repor suas energias, sendo assim, o indivíduo não deve exagerar na alimentação antes de dormir, caso contrário o corpo só estocará a gordura”, alerta a educadora física.

Confira algumas dicas dadas por Camila Sibila para aqueles que gostam de praticar os exercícios físicos durante à noite:

(Crédito: Isabella Robaina)
(Crédito: Isabella Robaina)

Editado por Paula Fonseca

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s