Posts em sites de humor são usados para publicidade

Por Laura Pompeu

Você acessa muitos sites de humor? Ou tem algum favorito que acessa todo o dia? Se sim, você já deve ter notado que no meio do conteúdo, tem um pouco de publicidade. De alguma forma aquele post quer te convencer que algum produto ou marca é boa. Estes são os chamados posts pagos,  é quando uma empresa usa da voz de algum influenciador online para divulgar e vender o seu produto, sendo que a propaganda está inserida dentro do post ou vídeo.

A publicitária Carolina Terra, explica que desde o início da internet existe a compra de espaço nos blogs e influenciadores online que tenha credibilidade. “A marca tem que estar onde seu público alvo está;”, diz Carolina, que é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação.

O gerente de Publicidade Bruno de Paula compartilha da mesma opinião da publicitária, e afirma que a publicidade se transformou nesse sentido, onde o seu conteúdo tem que chamar atenção, “Agora a publicidade tem que buscar ser relevante para o público. É uma tendência que já vem acontecendo. No conteúdo você traz uma verdade para o consumidor”, completa o gerente de publicidade.

O humor é considerado uma tática das empresas de prender a atenção do público jovem, e ajuda a propaganda não ser ignorada, como explica o prof. especialista em publicidade Luiz Augusto Modesto “O jovem não gosta de ler coisas muito maçantes ou que fogem do interesse dele […] o humor é uma maneira de fazer com que o jovem leia a postagem inteira e passe para frente.”

Mas, nem todos gostam de descobrir que seu site favorito vendeu seu espaço, o estudante Vinícius Oliveira afirma que empobrece um pouco o site, “A intenção é divertir, mas depois você desce na página e vê que é um post pago e fica estranho. E você não tem como fechar e nem sair”, diz o estudante.

Já Flávia Coelho, também estudante, acha que nem sempre é tão ruim, ela diz “Se a publicidade for inserida de forma que faz sentido e é do mesmo assunto do post, eu acho que até fica interessante.”

Para o Prof. Luiz Augusto Modesto o humor é uma maneira de prender a atenção do público jovem / Crédito: Laura Pompeu
Para o Prof. Luiz Augusto Modesto o humor é uma maneira de prender a atenção do público jovem / Crédito: Laura Pompeu

De acordo com Carolina Terra e Bruno de Paula, a ampliação das táticas publicitárias na Internet não tem a ver com preço. Aliás, o número de variáveis que entram na conta final dificulta o cálculo de um valor exato, desde o tamanho e formato da propaganda, até o número de acessos que a página recebe e os CPC (Custo Por Clique) que é o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por cada clique.

Editado por Bruna de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s