Após obra milionária, crematório de Campinas ainda não funciona

Por Jacqueline Fernandes

Quem mora na Região Metropolitana de Campinas (RMC) está enfrentando dificuldades para cremar parentes e entes queridos. A causa do transtorno está no atraso da entrega do crematório municipal. Com custo de R$ 2 milhões, a inauguração do Crematório está um ano atrasada, obrigando a população arcar com os custos de traslado dos corpos para São Paulo.

10409304_742538955804115_4238416680955796032_n
Sepultamento é mais caro que a cremação. (Crédito: Jacqueline Fernandes)

Segundo a divisão de Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec), responsável pelos serviços funerários do município, o motivo do atraso é a liberação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que iniciem os testes no forno. “Nós já estamos com a licença prévia emitida, o próximo passo é obter a licença de instalação e operação”, afirma o órgão. A Setec prevê que o crematório esteja em funcionamento até o final do ano.
Atualmente, o crematório municipal mais próximo é em São Paulo, a aproximadamente 100 km de Campinas. A dentista Léa Amabile, moradora de Americana, teve o irmão cremado em São Paulo, ela contou para o Digitais como foi a experiência.

Primeiro crematório da região
Com o funcionamento, o prédio  instalado ao lado do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, na Estrada dos Amarais, será o primeiro crematório municipal da Região Metropolitana de Campinas. Atualmente existem 12 crematórios em funcionamento no estado de São Paulo: São José dos Campos, Embu das Artes, Guarulhos, São Bernardo dos Campos, Jaboticabal, São José do Rio Preto, Votuporanga, Santos, Sorocaba, São Paulo e 2 em Itapecerica da Serra.

10665728_742145399176804_4436786557188754808_n
(Crédito: Jacqueline Fernandes)

Editado por Bruna de Oliveira

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s