RG deve sempre estar atualizado

foto
Thiago renovou o documento para viajar (Crédito: Guilherme Kowalesky)

Por Guilherme Kowalesky

Quando devo emitir uma nova cédula de identidade? Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem quando portam um RG antigo. Pois bem, não existe lei que obrigue o cidadão a renovar a identidade. Esse é um documento que não possui validade e as pessoas o emitem logo quando criança, porém, uma renovação deve ser feita para manter a fotografia atualizada ou por questão de estado de conservação.

Hoje, o cidadão pode enfrentar problemas se possuir o documento deteriorado ou muito desatualizado. Reconhecimento de firma em cartório, emissão de passaporte e solicitação de aposentadoria no INSS são atividades que as pessoas certamente serão obrigadas a emitir uma segunda via do RG, em caso do documento ser muito antigo.

Contudo, com a recente adoção do sistema de leitura biométrica de alguns órgãos públicos e privados, uma foto antiga na cédula de identidade não deve trazer grandes problemas a pessoa. “Daqui para frente, muitos órgãos utilizaram a impressão digital para reconhecimento das pessoas. Com isso, o problema da fotografia desatualizada pode ser minimizado”, explica Carlos Santana, supervisor da área de Registro Geral, do Poupatempo, de Campinas.

Santana afirma que a procura por renovação do RG é normalmente feita porque as pessoas perdem a primeira via. Ele comenta que poucos procuram o serviço de emissão de segunda via, apenas para manter o documento em bom estado de conservação. No entanto, para o funcionário do Poupatempo,  algumas pessoas que renovam a identidade, é porque enfrentam problemas na hora de usar o documento para algum serviço.

Esse é o caso do analista químico, Thiago Rezende Boen, de 26 anos, que precisou emitir segunda via do RG para retirar passaporte junto a Polícia Federal. “Há 4 anos, fui retirar passaporte e precisei de  uma cédula de identidade nova.  Na época, me disseram que para retirada do passaporte, o RG não poderia ter mais de 10 anos de uso”, disse Thiago.

Para emissão da segunda via do RG no Poupatempo é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento, uma foto 3×4 e o pagamento de uma taxa em um dos bancos conveniados.

 

Editado por Ana Luiza Sesti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s