Secretaria da Cultura realiza oficina de orientação sobre o Conexão Cultura Brasil

Por Paula Fonseca

A Secretaria de Cultura de Campinas vai promover neste dia 16/09, às 19h na Estação Cultura, uma Oficina de Capacitação sobre o edital do novo programa de intercâmbio “Conexão Cultura Brasil”, que foi anunciado pelo Ministério da Cultura no dia 31/07 e oferece bolsas de estudo ou patrocínio em participações em eventos culturais no exterior. Cerca de 500 profissionais e estudantes de diversas áreas que não são atendidas pelo programa federal, Ciências Sem Fronteiras, ganham uma chance para fazer um intercâmbio cultural.

Desde o lançamento do programa muitos interessados têm tido dificuldades para se inscrever e entender a proposta do mesmo, como arquiteto Luiz Henrique Rabelo da Silva, 24 anos que mora em Belém-PA que tenta um Mestrado em Bolonha – Itália. “Tive dificuldade durante o processo de inscrição: o sistema Sicaweb tem um layout simples, porém se tornou confuso, pois o edital do programa não esclareceu e orientou em qual das opções ‘projetos’ teríamos que selecionar para realizar a inscrição. Acabei me inscrevendo em uma opção errada de apresentação de projeto que exigia muito mais detalhes e tempo.”

De acordo com o Diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, o edital que foi produzido pela Secretaria da Economia Criativa busca incentivar a promoção e a difusão da cultura brasileira.

As áreas contempladas pelo programa podem ser consultadas aqui. Nem todos os institutos exigem diploma na área, porém todos exigirão experiência prévia na área escolhida e que deve ser comprovada no momento da inscrição.

É necessário também que o beneficiário saiba que ao retornar para o Brasil deverá realizar a Contrapartida, que consiste em uma atividade cultural realizada com seus próprios recursos e oferecida gratuitamente para a outras pessoas como forma de retribuição à sociedade.

O Governo Federal custeará até 3 meses de curso para os interessados e já firmou parceria com universidades e também mais 3 eventos de negócios culturais, sendo eles o Festival de Música WOMEX em Santiago de Compostela, a Feira de Arte Contemporânea ARCO em Madri e Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil no Chile. A proposta não se trata de um incentivo acadêmico como funciona para o Ciências Sem Fronteiras e sim um incentivo para a promoção da cultura brasileira no exterior. Entenda melhor na explicação de Gabriel Rapassi.

Entretanto muitos estudantes das áreas denominadas ciências humanas têm buscado o programa como uma proposta para fazer um intercâmbio com foco acadêmico, como a jornalista Allana Berthélemy de Brumado-BA ,que iniciou recentemente a graduação de Letras/Francês na Universidade Federal de Sergipe. “Estou tentando o financiamento para cobrir ao menos uma pequena parte das despesas desse primeiro ano de mestrado que terei que obrigatoriamente ficar na França. Meu projeto é ter financiamento para estudar em Lyon e no ano que vem retornar ao Brasil para a oficina de contra-partida.”

Já a estudante de Gastronomia, Carolina Amâncio, 20 anos, de Curitiba-PR conta que desistiu do programa pela dificuldade de se inscrever e também pela dificuldade de compreender o edital. “Ele não especifica nada, de quais empresas, como ir atrás. E não tem órgão pra tirar suas dúvidas, isso que acho o cúmulo”.

Leandro Rizzardi, 24 anos é formado em Audiovisual e conseguiu realizar sua inscrição, porém ressalta a grande dificuldade em buscar auxílio para compreender o edital e reunir os documentos necessários. “Não tive a ajuda de ninguém durante o processo. A única forma de ter contato com alguém que pudesse auxiliar foi feita através do grupo no Facebook criado por outros participantes, que trocavam informações entre si. A única vez que escrevi para o Ministério tive que aguardar uma semana até receber resposta – o que tornava inviável que eu recorresse a eles quando houvesse problemas.” afirma Leandro.

Oficinas de capacitação sobre o edital começaram a ser oferecidas pelo Ministério da Cultura e pelas Secretarias Municipais de Cultura, a fim de sanar as dúvidas e ajudar os interessados a se inscreverem, já que reclamações como as de Carolina e Leandro têm sido frequente em grupos de discussão sobre o projeto no facebook e também diretamente com as prefeituras e o Ministério da Cultura.

Alguns prazos já se encerraram, entretanto o edital ainda aceita inscrições até 07/11 para outras datas de intercâmbio. O Edital está disponível na internet, juntamente com um Manual de Orientação com algumas dúvidas frequentes. Aqueles que desejam saber sobre as Oficinas de Capacitação sobre o Edital, poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura do seu município.

Editado por Michele Guelere

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s