Transporte público de Campinas tem atrasos diários

Veiculo da frota cumpre sua rota em Campinas (Crédito: Martha Raquel Rodrigues)
Veiculo da frota cumpre sua rota em Campinas (Crédito: Martha Raquel Rodrigues)

Por Martha Raquel Rodrigues

10, 20, 30 e 40 minutos esperando em um ponto de ônibus. Não é incomum ver usuários do transporte público de Campinas reclamando dos constantes atrasos. Segundo o motorista C., que trabalha há mais de 10 anos em Campinas, os atrasos acontecem por causa do trânsito. “A linha que eu faço leva cerca de uma 1h05 até a rodoviária, mas acontece que às vezes pegamos trânsito nas primeiras corridas do dia, e cada atrasinho no fim do dia se transforma num longo intervalo. Por exemplo, trânsito de 5 minutos na primeira corrida de ida, e depois trânsito de 10 minutos na segunda, aí quando chega na hora do almoço já tem um atraso de, sei lá, 40 minutos”.

A estudante Gabriela Guimarães conta que já chegou a presenciar motoristas dirigindo a 70 km/h em bairros de Campinas “Ele passou muito atrasado (o ônibus) e pelo jeito o motorista queria chegar na rodoviária no mesmo horário de costume, então ele acelerou bastante, e eu que estava em pé na frente do ônibus consegui ver que ele estava a 70 km/h, tentei contestar mas ele disse que estava dentro do limite”. C. explica que em algumas viagens os motoristas aceleram um pouco mais porque precisam cumprir o horário das linhas, mas confessa que a principal razão de dirigir em alta velocidade é porque senão atrasa o horário de saída do trabalho também.

Outra estudante, Débora Renata, conta que o que mais a atrapalha é o fato de diminuírem os ônibus nas linhas durante a noite. “Outro problema também é que nos horários de ”pico” o número de carros na linha não é suficiente. Isso pode ser visto nos próximos pontos de ônibus onde tem aquele adesivo que serve como orientação. Quando vai chegando por volta das 18, 19 horas o espaço de tempo entre os veículos é maior (menos veículos na linha) o que não segue a demanda de usuários, né? Então, além de pagar um valor super caro de R$3,30 ainda tenho que ir no aperto, se quero chegar na hora”. Ela também sofre com os constantes atrasos. “É muito raro os ônibus passarem nos horários estabelecidos pela Emdec. E aliás, o site da Emdec onde existe o canal de orientação para esses horários, está fora do ar há pelo menos um mês. Digo isso por que já faz tempo que tento acessar e não consigo. Ou seja, além do problema do horário, pois não sabemos que horário o ônibus vai passar (o que atrapalha demais nossos horários e compromissos) o site não funcionar. Um absurdo! Mais um dos absurdos!”

Ao utilizar o transporte publico de Campinas, a equipe do Digitais apurou que dentre as mais diversas reclamações, uma delas é bem recorrente. Quando os ônibus estão lotados (decorrente dos atrasos e/ou poucos ônibus nas linhas), muitos ônibus passam direto pelos pontos. O motorista C. admite a prática “Às vezes o ônibus esta muito cheio e aí temos que passar direto em alguns pontos porque não cabem mais pessoas”.

Até a publicação desta matéria a Transurc não havia se posicionado por “não haver informações suficientes para que um posicionamento fosse passado”. Já a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) informa que o site não apresenta problemas, e que o mesmo é verificado diariamente. Em relação às reclamações esclarece que o usuário do transporte público que se sentir lesado pode formalizar a reclamação através do 3772-1517 (não é necessário se identificar), do 156 da Prefeitura Municipal de Campinas (também não é necessária a identificação), e por meio do Fale Conosco do site da Emdec (reclamação identificada).

ATUALIZAÇÃO: Aplicativos que podem te ajudar

>>> Monitoramento de velocidade do ônibus através do Meu medidor de velocidade*

Com este aplicativo você consegue monitorar qual a velocidade dos veículos em que você esta viajando. Com ele você consegue registrar a velocidade máxima alcançada pelo motorista no ônibus.

>>> Quanto tempo o ônibus levará para chegar ao seu ponto através do Moovit*

Este aplicativo é colaborativo e indicado a todos os usuários do transporte público ônibus, trem, metrô e barcas. O aplicativo conta com informações enviadas em tempo real por usuários que estejam com o app aberto em seu celular.
Você pode planejar sua viagem escolhendo a melhor rota entre os diferentes tipos de transporte públicos (ônibus, trem, metrô) com base no GPS dos veículos e nos relatos de outros usuários. É possível também monitorar ao vivo no mapa onde o seu ônibus esta e se digerir para o ponto mais próximo. Dentre as funções do aplicativo, você pode ver o tempo estimada de chegada ao local de destino, e também ver rotas para se fazer a pé para que você chegue ao local desejado.

Como funciona: Moovit é um projeto colaborativo, feito com a participação dos usuários. Coletamos inicialmente a grade horária dos veículos e então adicionamos dados em tempo real vindos dos operadores de transporte público, do GPS dos veículos e dos próprios usuários.

Cidades atendidas no Brasil e agências:

• São Paulo: SPTrans, Metrô SP, CPTM, EMTU
• Rio de Janeiro: Rio Ônibus, Fetranspor, Metrô Rio, SuperVia, Barcas SA
• Belo Horizonte: BHTrans, CBTU
• Curitiba: URBS
• Porto Alegre: Carris, Trensurb
• Fortaleza: ETUFOR, METROFOR
• Campinas: EMDEC, EMTU
• Bauru: EMDURB, Transurb
• Itajaí: Coletivo Itajai
• João Pessoa

Vale lembrar que a participação dos usuários é fundamental para o uso do aplicativo dar certo.

*Ambos os aplicativos são gratuitos e disponíveis pra IOS e Android

Editado por Paula Fonseca

1 comentário

  1. Nossa, aqui na Irlanda tem aplicativo de celular e letreiro eletrônico no ponto que te mostra quantos minutos faltam pro ônibus chegar e é super certo, há uns 5 anos que tem isso aqui. Com esse preço que cobram em Campinas já poderiam providenciar isso com certeza, a tecnologia já existe, mas ficam esses trambolhos desatualizados, ineficientes, sujos e caros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s