Por Priscilla Geremias

Campinas recebeu neste último fim de semana a competição Battle OfThe Year (BOTY) América Latina no Teatro Castro Mendes. O evento realizado pela Companhia Eclipse Cultura e Arte consagrou a melhor crew, – gíria utilizada no Hip Hop para denominar os grupos de dança- a Street Son Crew, da cidade de São Paulo, que representará o Brasil na final da BOTY em outubro, na Alemanha.

Confira a entrevista com a Street Son Crew logo após serem anunciados campeões da Battle Brazil:
Oito critérios foram avaliados pelos jurados, o americano Bboy Kid David, coreógrafo, dançarino e ator, que participou nos filmes Ela Dança, Eu Danço 5 (2014), A Batalha do Ano (2013) e Lemonade Mouth (2011) e os Bboy’s brasileiros Pelezinho, da equipe Red Bull BC One All Stars que esteve em turnê oficial do rapper Marcelo D2 e Charlie Brown Jr e Renan Rencik, dançarino e coreógrafo com participações em competições internacionais.
Os critérios de avaliação para cada crew são sincronismo, presença de palco, tema e música, coreografia, e relacionado a performance de cada B-Boy/B-Girl- nome dado ao dançarino de B-Boying- foram avaliados ,Toprock, Footwork/ Legwork, Freeze e Powermove.
A batalha ocorreu entre as 9 melhores crew de diferentes regiões do Brasil, destaque ao grupo de Campinas MOS Crew que ficou em segundo lugar na BOTY e em primeiro lugar como melhor show case da noite.

A competição começou com a inscrição das equipes do Brasil e América Latina enviando um vídeo e uma taxa para a Companhia, explicou a assessora de imprensa Fernanda de Freitas. “As crew enviam um vídeo que chamamos de show case, a equipe da companhia avalia o material e a competição começa aqui no BOTY”, diz Freitas.
A maior competição de Hip Hop da América Latina foi animada pelo Dj KidMaster da Colômbia e lotou o Teatro Castro Mendes não só com público do universo Hip Hop, mas também com idosos, famílias e crianças interessadas em conhecer a cultura que vem das periferias brasileiras e se expande pelo nosso país.
A Companhia Eclipse Cultura e Arte iniciou suas ações em 2007 e em 2001 se oficializou como uma associação sem fins lucrativos, a para a 6ª edição da BOTY a ONG teve o apoio de marcas parceiras como a Red Bull, a Prefeitura de Campinas e o projeto PROAC do governo do estado de São Paulo, que funciona por meio de incentivos fiscais. O projeto aprovado previamente pela Secretaria de Estado da Cultura recebe autorização para captar patrocínio junto a empresas que, depois, poderão descontar o valor desse investimento do ICMS devido.
A ONG idealizada pelos profissionais de dança Kico Brow e Cris oferece aulas, cursos e projetos beneficentes aos finais de semana na Estação Cultura de Campinas.

Incentivo do Ministério da Cultura
No dia 1 de setembro a Secretaria de Estado da Cultura lançou o edital do prêmio cultura Hip Hop, com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, que ressaltou a importância do Hip Hop como manifestação cultural e como expressão de jovens das periferias do país: “Queremos que o Hip Hop faça, cada vez mais, parte da nossa cultura, pois somos um país antropofágico. O Hip Hop veio de fora, mas ganhou uma cara brasileira”, disse a ministra.
Editado por Ana Luiza Sesti
nao é Street dance , é BREAKING POR FAVOR
Olá Elias, o Breaking é uma modalidade dentro do Street Dance, certo? Obrigada por comentar.
Priscila, parabéns pela matéria! A família Eclipse e Battle Of The Year Brazil agradece a divulgação e sua presença neste grande espetáculo de Dança de Rua… Vamos manter o contato! Abraço!
Muito obrigada Fernanda! Agradeço a receptividade e parabenizo pelo grande evento. Vamos sim! Abraço!