Desfile em comemoração ao 7 de setembro reúne multidão em Campinas

IMG_1573
Desfile do Instituto Educacional Crescer em Campinas (Crédito: Keyla Cavalcante)

Por Keyla Cavalcante

Milhares de pessoas ocuparam o centro de Campinas na manhã deste domingo, para prestigiar o tradicional desfile cívico de 7 de setembro. O desfile começou ás 7h40 e terminou por volta das 11h30. A concentração teve inicio no viaduto da Avenida Aquidabã e a dispersão na Avenida Orozimbo Maia. A estimativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), é que cerca de 20 mil pessoas prestigiaram o evento. Em Campinas, a comemoração é organizada pela Secretaria de Educação, em parceria com a Cultura.

Os militares foram os primeiros a desfilar, seguidos dos representantes dos órgãos públicos. Em seguida, as entidades não governamentais e 18 escolas (particular, estadual e municipal) desceram a avenida.  No palanque principal estavam o Prefeito Jonas Donizette e sua esposa Sandra Ciocci, e outras autoridades, e também dois locutores oficiais que faziam a apresentação das escolas e entidades participantes.

Prefeito de Campinas, Jonas Donizette e sua Sandra Ciocci prestigiam o desfile (Crédito: Keyla Cavalcante)
Prefeito de Campinas Jonas Donizette e sua esposa Sandra Ciocci prestigiam o desfile (Crédito: Keyla Cavalcante)

Para o público que foi prestigiar o evento, foi reservada uma área extensa ao longo da avenida. Também foi montado um esquema de segurança pela Guarda Municipal e Polícia Militar para garantir a tranquilidade dos que foram à avenida. Além disso, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estava de prontidão em pontos estratégicos para ocorrências emergenciais.  O trânsito na região foi modificado por conta da apresentação. Segundo a Emdec, foram 66 linhas com itinerário modificado e agentes de trânsito estavam em 30 pontos da região central para auxiliar os usuários e motoristas.

O aposentado José Armando foi prestigiar o desfile com seus dois netos, ele mora no centro da cidade, e disse que participa do evento há 35 anos. “Quando eu era mais novo eu desfilava também, mas hoje em dia só venho assistir o pessoal”, conta.

Academia Wushu, participou pela primeira vez no desfile de Campinas. Confira a apresentação no vídeo.

Confira a apresentação do desfile do Instituto Educacional Crescer.

Muito diferente do desfile do ano passado, Campinas estava colorida. No evento do ano passado, o medo de confrontos esvaziou o desfile de 7 de Setembro na cidade, segundo a Prefeitura Municipal de Campinas a comemoração teve apenas 1 hora de duração, e não contou com a presença da maioria das escolas e nem dos escoteiros.

Confira a galeria de fotos do desfile de Campinas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Editado por Bruna de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s