Jovens cristãos se reúnem em Campinas para refletir sexualidade

Curiosidades e dúvidas sobre sexo são as principais perguntas dos participantes do evento (Crédito: Isabella Robaina)
Curiosidades e dúvidas sobre sexo são as principais perguntas dos participantes do evento (Crédito: Isabella Robaina)

Por Isabella Robaina

Debater assuntos ligados à sexualidade e vida sentimental sempre foi um tabu na religião, mas essa realidade mudou nos últimos tempos. Hoje, 06 de setembro, centenas de jovens cristãos que participam da campanha “Eu Escolhi Esperar” se reuniram na Igreja Nazareno Comunidade Esperança, em Campinas, para esclarecer dúvidas sobre esses temas. Adolescentes, casais de noivos, namorados e casados ouviram as ministrações do Pastor Nelson Neto Júnior, idealizador da campanha. “Por esperar, eu vi como essa decisão era difícil”, afirma o pastor sobre a decisão em esperar até o casamento para manter relações sexuais com o parceiro.

O evento contou com a participação especial do atleta paralímpico Daniel Dias, que apoia e é adepto do movimento. Durante cerca de 6 horas, os participantes da campanha puderam ouvir as experiências do Pastor Nelson Júnior e depositar perguntas em duas urnas dispostas em frente ao palco, não era necessário se identificar. Na primeira parte o assunto ficou bastante restrito a orientações para a vida amorosa, mas no período da tarde o foco foram em perguntas sobre sexo.  O Pastor Nelson Júnior cita quais são as principais perguntas que ele recebe quando ministra essa palestra:

De acordo com o Pastor Nelson Júnior, essas palestras funcionam como uma orientação sexual aos jovens, já que esse é um assunto que não é discutido entre o adolescente e sua família, ou seja, há uma ausência de ensinamentos e orientações relacionais a vida sexual dentro da casa das famílias.

O casal Jhovanna Laís, 17 anos, e Lucas Batista, 18 anos, são adeptos da campanha e vieram de Jarinu, em São Paulo, para participar do evento. “Essa é a melhor decisão, pois é o melhor para nós dois e também vai agradar a Deus”, afirma Jhovanna Laís.

Jhovanna Laís e Lucas Batista namoram há três meses e são adeptos do movimento "Eu escolhi esperar" (Crédito: Isabella Robaina)
Jhovanna Laís e Lucas Batista namoram há três meses e são adeptos do movimento “Eu escolhi esperar” (Crédito: Isabella Robaina)

 

A psicóloga e sexóloga, Priscila Junqueira, afirma que o jovem tem que ter clareza do que realmente quer e de quem ele é, pois quando a pessoa não se conhece, poderá ter conflitos emocionais sendo virgem ou não antes do casamento. “Eles precisam ter claro que não estão fazendo isso só por que um grupo se formou e eles fazem parte desse grupo, mas, sim, porque, possuem um autoconhecimento e tem condições de fazer escolhas”, explica a psicóloga e sexóloga.  

Campanha “Eu Escolhi Esperar”

A Campanha iniciou oficialmente em março de 2011 sendo idealizada por Nelson Neto Junior, que escolheu se guardar sexualmente para o casamento, por isso ele resolveu criar uma mobilização para ajudar outros jovens que assim como ele fazem essa mesma escolha.

Em abril deste mesmo ano a campanha foi lançada nas redes sociais e cresceu rapidamente agregando milhares de jovens através principalmente do Twitter. No mês de maio eles já possuíam mais de 5.000 mil adeptos e a #EuEscolhiEsperar apareceu várias vezes entre os Trend Topics do Twitter. Atualmente, possuem cerca de 2,5 milhões de seguidores na rede social.

Os encontros realizados por essa iniciativa começaram em junho de 2011 e só nos últimos 24 meses mais de 200 mil pessoas participaram das reuniões presenciais. Eles recebem mais de 3 mil convites por ano para visitarem várias cidades do Brasil e até março de 2015 não possuem mais agenda com data livre.

Editado por Paula Fonseca

2 comentários

    1. Olá, Gabriel. Creio que você tenha dado uma entrevista a outro veículo que também estava no evento, eu não fiz entrevista com você. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s