CrossFit: A nova modalidade que está conquistando alunos de todas as idades

Por Luana Freire

Luana Freire
A aluna de CrossFit Débora Pinheiro (Crédito: Luana Freire)

O crossFit é uma atividade que começou como preparação física para ginastas, mas conquistou adeptos e tem atraído cada vez mais gente nos últimos anos por ser uma alternativa para quem gosta de exercícios que fogem do tradicional.

Para a pratica, não se usa equipamentos comuns de academias nem aparelhos. Tudo é improvisado e adaptado usando o próprio corpo. Os objetos mais utilizados são a barra, anilha de levantamento olímpico, corda, argola, barra fixa e caixotes.

A modalidade intercala levantamento de peso em séries com exercícios aeróbicos variados, incentivando a prática de movimentos funcionais em menor tempo possível. O treino é adaptado conforme a capacidade do aluno, principalmente para pessoas com mais de 50 anos, e visa trabalhar pontos como equilíbrio, flexibilidade, resistência muscular, coordenação motora, além de ajudar a tonificar o corpo.

Para o educador físico Marco Fernandes, não existe um lado negativo nessa nova modalidade. “Como em qualquer atividade física, tem que se ter o cuidado de não pegar um profissional sem experiência. O aluno tem que conhecer bem o professor e o estabelecimento onde irá frequentar”, afirmou.

Débora Pinheiro treinava musculação, mas por causa de uma lesão no joelho ficou parada por um ano. Na busca de outras alternativas de treinos ela conheceu o crossFit. “Estou treinando há seis meses e as mudanças foram radicais, bem diferente de quando eu treinava só musculação. Em um mês de treino você já sente diferença com relação a condicionamento físico e perda de peso”, afirma.

Editado por Vanessa Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s