
Por Anderson Epifanio
Para o Pró-Reitor de graduação da Universidade, Orandir Mina Falsarella, o uso dos smartphones já é uma realidade em sala de aula. “Nos últimos anos o número desses equipamentos na Universidade cresceu bastante . Em torno de 70% a 80% dos alunos possuem algum tipo de dispositivo móvel conectado a rede”, relata o Reitor. Ele afirma ainda que um dos grandes desafios da Universidade é prover acesso dessa atual geração aos conteúdos e ferramentas educacionais, aumentando a interação entre docentes e alunos.
Já para o professor Marcel Cheida, da Faculdade de Jornalismo, o uso de smartphones para fins pedagógicos é “uma ferramenta muito interessante”, embora a sua má utilização pode vir a prejudicar o aprendizado do aluno. “A falta de disciplina é um grande problema que vejo hoje, pois a utilização desses aparelhos pode levar ao entorpecimento e a distração”, diz o professor.
João Antonazzi, 21 anos, aluno do 4º ano do curso de economia da PUCC, acredita que o uso indiscriminado do aparelho tem atrapalhado o seu rendimento. “Procuro não usar, mas quando uso, acabo me dispersando da aula e perdendo o conteúdo”.
Para o estudante do 1º ano do curso de Jogos Digitais da Puc, Bruno Rafael, 19 anos, o uso dos gadgets é muito útil. “A gente precisa acessar aplicativos e visualizar arquivos, então o smartphone nos ajuda a ampliar o conhecimento” diz o estudante, que também faz ressalvas ao uso dos aparelhos. ” Para os outros cursos depende muito do que os alunos estão procurando e da forma com que o professor lida com esta tecnologia, porque senão ela pode ser mais prejudicial do que benéfica para quem a utiliza”, conclui.
Editado por Caio Coletti
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