Por Lucas de Lima

Termina hoje a VI Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC) do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), evento que ocorre no Centro de Convenções da Unicamp – Campinas, e teve em torno 1100 inscritos nessa edição. Seu principal objetivo é despertar e levar até os alunos, seja de cursos técnicos ou universitários, novas metodologias e discussões sobre o mercado de trabalho, através de palestras, minicursos e mesas-redondas.
Antes a semana era organizada por cursos específicos, assim limitavam os alunos em somente um assunto relacionado a um curso específico. Segundo Vanessa Petrilli, Diretora Administrativa do colégio Cotuca, o mundo está cada vez mais globalizado e assim as tarefas acabam se tornando muito multidisciplinar, por isso a semana busca a integração entre as diversas áreas profissionais.

Nessa edição, um dos grandes destaques foi a mesa redonda sobre “Inovação e Empreendedorismo”, que contou com a participação de Marcelo Tabascia, do Instituto Inovação da 3M, Milton Mori, coordenador da Agência de Inovação Inova Unicamp e André Ferrarese, gerente de Inovação da Mahle Metal Leve.
Já as palestras multidisciplinares deram aos alunos novas ideias e perspectivas sobre o mercado de trabalho e sua futura área de atuação. Segundo Cristiane Martins, estudante do ensino técnico com ênfase em mecatrônica e graduanda em arquitetura, sair do foco do seu curso e conhecer novas áreas a torna uma profissional mais completa.
No mesmo dia em que ocorreu a Semana de Ensino médio e Técnico, aconteceria um evento paralelo, à IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, que segundo a diretoria do Colégio Técnico de Campinas abrigará 400 trabalhos de alunos de diversas escolas de ensino técnico de todo o país. O evento foi transferido para o dia 26 de setembro por conta da impossibilidade de abrigar ambos os eventos no mesmo local.
Editado por Vanessa Dias