Por Keyla Cavalcante
Desde que foi criado, em junho deste ano, o portal consumidor.gov já registrou 9.552 reclamações. O site criado pelo Governo em parceria com os Procons possibilita ao consumidor registrar e acompanhar reclamações sobre atendimento e qualidade de produtos e serviços. O Portal do Consumidor permite que os brasileiros pesquisem as empresas cadastradas no portal, a quantidade de reclamações finalizadas, o índice de satisfação do consumidor e o prazo médio de resposta por empresa.
Para a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, a criação do portal tem como objetivo favorecer o consumidor e desafogar os Procons. Segundo o relatório trimestral de 2014, o Procon Campinas teve um total de 39.234 atendimentos realizados e 13.851 registros de reclamações.

Gerente jurídico de uma empresa do segmento varejista em Campinas, Roger Sampaio diz que a empresa em que trabalha criou um perfil no site, e que a plataforma tem sido de grande ajuda. “Aqui nós sempre trabalhamos com transparência, e o Portal do Consumidor veio para ajudar tanto a nós, que fazemos parte da empresa, quanto o consumidor”, diz ele. Roger ainda conta que a nova plataforma é compatível com os dias de hoje, já que os consumidores procuram as redes sociais para registrarem suas reclamações, e também acredita que atingirá o público mais jovem, e que com a nova ferramenta os Procons poderão ampliar sua atuação. “O portal ajudará a melhorar a relação com os nossos clientes”, destaca.
Descubra aqui como funciona o site!
Editado por Caio Coletti