Na Parada Poética “a entrada é franca e as ideias também”

Por Isabella Vicentin

Campinas recebeu nessa segunda-feira (25), na Casa São Jorge em Barão Geraldo, a 18ª Parada Poética. Os presentes puderam se deliciar com um cardápio recheado de cultura. Antes de iniciar o sarau, Marcio Salata, um dos idealizadores da Parada Poética, saiu distribuindo os “Pinos Poéticos”, que contém em cada cápsula pequenos versos, gerando cada vez mais o interesse dos presentes em participar.

IMG_20140825_202702
Pinos Poéticos (crédito: Isabella Vicentin)

Com a prancheta na mão, outro dos idealizadores da Parada, Renan Inquérito, conversa de mesa em mesa, buscando “amantes” da poesia e até mesmo quem está presente pela primeira vez, para deixar a vergonha de lado e  soltar a voz no microfone que fica “aberto” no centro do bar.

DSCN4095
Renan passa nas mesas ‘buscando’ os ‘amantes’ da poesia (crédito: Isabella Vicentin)

“No cardápio serviremos ‘palavras cruas’, para que cada um prepare-as à sua maneira. Teremos ‘rimas refogadas’, ‘poesias à bolonhesa’, ‘contos à carbonara’ e ‘crônicas à dorê’. ‘Versos fritos’ também acompanham. Uma porção de gente, servida de vontade”, começou Renan, recitando seu próprio texto e contando com a participação do público, que mesmo que não soubessem cantar, deram início a noite cantando juntos: “A Parada não para, a Parada…não para, a Parada…não para, a Parada…não para”

A Casa estava cheia, e o público apenas se diferenciava pelas idades. Desde crianças aos mais experientes, todos em silêncio e com os ouvidos atentos e olhos abertos as novidades que o cardápio cultural poderia oferecer. “Foi com certeza a primeira de muitas Paradas Poéticas que estarei presente, é um evento que abre a nossa mente” disse o publicitário, de 24 anos, Diego Azevedo.

Aos poucos os nomes eram chamados, os poemas, frases, canções, palavras e poesias soltas no microfone ganhavam vida, e a Parada Poética aguçava o desejo da platéia a estar ali e quem sabe deixar o pensamento que estava preso na cabeça se tornar som.

(crédito: Isabella Vicentin)

A 18ª edição contou com a participação da escritora convidada Sinhá, que lançou no evento o seu novo livro “Nas Veste dos Peixes as Palavras de Ontem”. Antes e após o evento, diversos livros e cd’s dos convidados ficaram à venda, os valores variavam entre R$5,00 e R$35,00.

Sinhá lançou seu novo livro no evento (crédito: Isabella Vicentin)

Não participou da 18ª Parada Poética? Pode ficar tranquilo, pois a “Parada não para”. Participam da Parada Poética as cidades de Nova Odessa (SP), Americana (SP) e Campinas (SP). Todo mês, em uma das três cidades, acontece em uma segunda-feira o sarau. Fique atento para não perder a próxima “Parada”.

Parada Poética na Casa São Jorge (crédito: Isabella Vicentin)
Parada Poética na Casa São Jorge (crédito: Isabella Vicentin)

História:

A Parada Poética teve inicio no mês de março de 2013, no município de Nova Odessa (SP), com a iniciativa do professor de geografia, poeta e músico Renan Inquérito e do fotógrafo Márcio Salata. Os dois artistas independentes gostariam de expor as suas obras e ideias, e com a raridade de ambientes alternativos para isso em uma segunda-feira à noite, resolveram reunir em um bar da cidade os amigos e simpatizantes.

A primeira tentativa foi um sucesso e contou com a presença de centenas de pessoas, o que fez com que o sarau recebesse novos convites de outros bares e se estendeu também para as cidades de Americana (SP) e Campinas (SP). Assim foi “decretado” que mensalmente as três cidades da região receberiam às segundas-feiras a Parada Poética. Hoje, além dos bares, a Parada Poética já chegou nas escolas e feiras do livro.

 

Editado por Keyla Cavalcante

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s