Fotógrafos registram mais de 30 pontos históricos de Campinas na 14ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence

Por Vanessa Dias

Mais de 50 pessoas com câmeras nas mãos – entre fotógrafos profissionais, aspirantes ou amantes de fotografia – estiveram ontem, 17 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Convivência de Campinas para participar da tradicional Caminhada Fotográfica Hércules Florence, que este ano chega a sua 14ª edição.

O objetivo do evento é levar aos participantes a oportunidade de conhecer melhor a história de Campinas, permitindo que cada um aplique seu próprio olhar, atrás das lentes, sobre a cena da cidade. Para isso, a caminhada contou com um trajeto que passava por mais de 30 pontos históricos de Campinas.

Além disso, os fotógrafos puderam ver a mudança da cidade ao longo destes 14 anos de caminhada, em especial esse ano, com as reformas do Colégio Carlos Gomes, da Igreja Catedral e da Igreja do Carmo. Depois do ponto de partida no Centro de Convivência Cultural, o grupo passou pelo Cambuí e seguiram para o centro da cidade.

“Não sou profissional, nunca fiz curso de fotografia, não entendo muito disso. Mas como artista plástica, o que eu mais gostei foi ver como as pessoas interpretam a mesma coisa de maneiras diferentes. Tem gente que prefere fotografar o monumento como um todo. Outros estão fotografando as pessoas em volta, os detalhes”, comentou Ana Maria Esteves dos Santos, que participava pela primeira vez da caminhada.

#INSTAMEETCPS

Como Ana Maria destacou, não era preciso ser profissional ou ter conhecimento prévio fotográfico para participar (e aproveitar) do evento. Muitos participantes estavam apenas com as câmeras dos celulares, postando instantaneamente no aplicativo Instagram com a hashtag #instameetcps, uma das novidades do evento.

A hashtag trata-se de um evento mundial, realizado pelo software do próprio Instagram. Fotógrafos que postassem suas fotos no aplicativo, usando a sigla, estariam concorrendo a sorteios e prêmios. Foi o primeiro #instameetcps sediado pela Caminhada Fotográfica Hércules Florence.

 

Fotos marcadas com a hashtag #instameetcps ; Fotos: Reprodução Instagram @v.i.p._photoclick)

 

“Eu não trouxe câmera hoje, vim só acompanhar minha neta. É meio doido para mim esse negócio de tirar foto e todo mundo na Internet já pode ver. Na minha época demorava mais. Mas estou gostando, é bem divertido”, opinou Tereza Marques, avó de Beatriz Marques, que também participava do evento. “Ela quis vir comigo, então eu deixei! Ainda bem que ela esta gostando”, finalizou a neta.

As outras fotografias produzidas durante a caminhada também já estão expostas no site oficial do evento.

Kleuvis Carvalho
(Foto: Kleuvis Carvalho)
(Assim como Ana, muitos presentes não eram fotógrafos e usaram o celular para participar; Foto: Vanessa Dias)
Afonso Lima
(Foto: Afonso Lima)

Editado por Keyla Cavalcante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s