Número de ex-presidiários morando nas ruas da cidade cresce 93%

Por Claudia Müller

Aumentou 93% o número de ex-detentos na condição de moradores de rua, de 2013 para este ano, segundo levantamento da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. No ano passado, 112 dos 601 mendigos já haviam sido presos alguma vez. Já em 2014, a quantidade aumentou para 217 do total de 642. Portanto, 33% dos moradores de rua são ex-presidiários.

“Nós pretendemos estreitar as relações com as penitenciárias da região, principalmente com o complexo penitenciário de Hortolândia, para conhecer as ações que eles fazem com quem está pronto para sair da prisão e, quem sabe, ajudar com um trabalho em conjunto”, explicou a secretária da pasta, Janete Giogetti.

Outro dado que chamou a atenção no balanço feito pela pasta é o aumento de 27% do número de mulheres nessa condição, de 2013 para 2014.

Segundo a secretária, a administração investiu R$ 4,5 milhões mais R$ 900 mil do governo federal em programas para atender aos moradores de rua. Para os 312 que dormem nas ruas, a secretaria vai reforçar programas de tratamento contra drogas e saúde em geral. Já para os 330 que dormem em abrigos e casas abandonadas, é estudado ofertar bolsas para trabalhos no serviço público, como na manutenção da cidade.

Além disso, há um projeto para uma nova casa da cidadania, onde será ofertada alimentação para os moradores de rua e, no segundo semestre, pretende-se estruturar o local para que os mendigos possam passar a noite. O novo espaço ficará na rua Francisco Teodoro.

Editado por Aquiles Farinha

Infográfico do perfil do mendigo da cidade (Crédito: Claudia Müller)
Infográfico do perfil do mendigo da cidade (Crédito: Claudia Müller)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s