Blogs: universitários usam ferramenta na conscientização sobre meio ambiente

Por Lara Huttembergue

Predeterminar o tempo do banho com o objetivo de economizar água, disponibilizar lixeiras para facilitar a coleta seletiva e aderir aos meios de transporte verdes para diminuir a poluição. Como se pode perceber, hoje, a preocupação com o meio ambiente está inserida no cotidiano de grande parte da sociedade brasileira. Os “ecoblogs” ou blogs de meio ambiente são um exemplo prático disso. Cada vez mais, internautas e profissionais especializados na área ambiental têm feito dessa ferramenta o principal meio informativo do tema.

Foi essa tendência que incentivou a estudante de jornalismo da PUC-Campinas, Camila Mazin, acompanhada de mais três colegas, a começar a construir um blog sobre meio ambiente. Ainda em desenvolvimento, o “Eco Digital” trará eventos, novidades tecnológicas e reportagens com instituições que trabalham em defesa de áreas verdes de Campinas. Além disso, discutirá a produção convencional dos alimentos e disponibilizará dicas de como economizar água. Inicialmente, os posts serão mensais.

Para a estudante Camila Mazin, a atual relação do meio ambiente com a tecnologia é dúbia. “Ao mesmo tempo que a tecnologia trabalha em prol do meio ambiente, ela é um dos seus maiores vilões. Vivemos em uma época em que é impossível deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e tudo que o engloba. Por isso que é importante buscar informações e fazer esse conhecimento ser acessível a maioria das pessoas”, defende.

Neste contexto, a mudança de hábitos cotidianos do ser humano a favor de um desenvolvimento sustentável do meio ambiente é o tema do trabalho de conclusão de curso da estudante de engenharia ambiental da Faculdade de Jaguariúna, Maria Olivia Corsi. Acreditando ser o meio mais eficaz de difundir o trabalho, a estudante decidiu que a apresentação do projeto se dará no formato de um blog. “Busquei um meio de comunicação que, sob meu ponto de vista, atrai mais a atenção do público exatamente por fugir do padrão tradicional de folhetos, faixas e folders”, afirma Maria Olivia.

O nome do projeto será “elaboração de ferramentas para as mudanças de hábitos nas residências”. A estudante não descarta a possibilidade do uso de outros veículos, como TV, revista e jornal. No entanto, ela confirma que a acessibilidade e simplicidade do blog facilitará o repasse das informações divulgadas. “O principal objetivo dessa plataforma digital é conscientizar a população dos prejuízos causados pela separação incorreta do lixo e mostrar a realidade ambiental do mundo”, finaliza.

Veja algumas dicas para economizar água (Infográfico: Lara Huttembergue)
Veja algumas dicas para economizar água (Infográfico: Lara Huttembergue)

Editado por Camila Correia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s