Pesquisa indica que 70% dos jovens não se sentem preparados para entrar no mercado de trabalho

Gabriela Santa Rosa

De acordo com uma pesquisa realizada em outubro do ano passado pela agência B2 com mais de 2 mil jovens entre 18 e 30 anos, 70% dos universitários não se sentem preparados para enfrentar o mercado.

Mesmo com um alto índice de empregabilidade nessa faixa etária, como na cidade de São Paulo, que conta com 82% dos jovens inseridos no cotidiano profissional, os pesquisados atribuem a falta de preparo ao ensino superior, o qual, de acordo com eles, não preparam o recém-formado para aguentar a competitividade do mercado de trabalho.

Gabriela Santa Rosa
A pesquisa realizada pela agência B2 apontou que 82% dos jovens de São paulo estão inseridos no mercado de trabalho.

As empresas mais desejadas pelos jovens são a Petrobras, Apple, Google e Ambev. Porém para conseguir a vaga em uma delas, o estudante deve se preparar para participar dos processos seletivos.

Para a Coordenadora de Recursos Humanos, Thaís Moreira, o principal erro durante uma entrevista é não preparar um discurso eloquente de experiências e conhecimentos ou não conhecer a empresa. É comum também o candidato dar respostas vazias ao seu entrevistador,  “Outro erro é o candidato não trazer o contexto, ação e resultado. Muitas vezes o candidato responde apenas o que foi perguntado e não explana sobre o assunto ou não traz mais dados, detalhes e resultados”.

Gabriela Santa Rosa
A Coordenadora de Recursos Humanos, Thais Moreira, afirmou que um dos principais erros durante a entrevista é não ter conhecimento na empresa.

Para desenvolver um bom currículo, de acordo com Thaís, o estudante deve ter objetividade e não fazer um documento extenso, pois isso pode confundir o responsável do RH.

“Mesmo que o estudante não tenha experiência profissional, ele deve incluir informações como experiências internacionais, trabalho voluntário e cursos realizado, esses dados ajudam a valorizar o perfil do candidato. Outro ponto importante é a fotografia, não deve utilizá-la ao menos que seja pedida.”, concluiu Moreira.

Já para se apresentar em uma entrevista, a Coordenadora indicou que o candidato esteja no local da entrevista com alguns minutos de antecedência. Além de ter conhecimento sobre a empresa e vaga que esta concorrendo, além de  prestar atenção na postura e no gestual, e principalmente o uso correto do português.

 

Editado por Carol Estevam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s