Oficina discute planejamento e produção de revistas

Por Beatriz Assaf

IMG_2040
Texto, fotografia, projeto editorial e capa foram os assuntos discutidos na primeira Oficina de Jornalismo em Revista da PUC-Campinas (Foto: Beatriz Assaf)

Na tarde deste sábado (17), cerca de 40 alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas participaram da Oficina de Jornalismo em Revista ministrada pelo professor Edson Rossi. Pioneira, a iniciativa partiu dos alunos do 4º ano do período matutino juntamente com a professora Ciça Toledo, uma das professoras da disciplina Edição e Produção Editorial. A oficina teve seis horas e meia de duração.

O processo de produção de revista foi discutido por meio de textos, fotografias e outras rotinas da redação. O objetivo principal foi gerar uma imersão dos alunos no mundo das revistas para que pudessem refletir sobre as particularidades do meio. O palestrante, inclusive, incentivou os futuros jornalistas a darem mais atenção ao produto jornalístico. “O jornalismo é muito legal, mas fazer revista é sensacional”, entusiasmou-se Rossi.

Durante toda a oficina, os alunos tiveram a oportunidade de analisar capas, textos, diagramação e edição de diversas revistas produzidas no Brasil e no mundo. Rossi ressaltou aos alunos que a segmentação e a capa são elementos fundamentais. “Para se produzir uma revista deve estar claro quem é o público-alvo, com qual tipo de leitor estou conversando”, afirma.

O professor também compartilhou com os alunos suas experiências profissionais. Atualmente, Rossi trabalha na Elemídia, empresa do Grupo Abril, mas já passou dez dos seus 28 anos como jornalista no comando de várias das redações da Editora Abril. Foi responsável, por exemplo, pelo lançamento das revistas Fut! (Lance) e Riders Brasil (Nastari Editores). Rossi atua como professor universitário há 17 anos.

Para o estudante Thiago Marquezin, a oficina foi muito importante para quem em breve estará no mercado de trabalho. “Ajudou a aprofundar os meus conhecimentos, já que parte dos assuntos que debatemos aqui não discutimos em sala de aula e foram bem explicados pelo professor”. Isabelle Grangeiro, estudante, concorda com o colega. “O Rossi tem uma visão de quem está no mercado e é muito importante para nós, do último ano, entender o que de fato acontece no cenário editorial das revistas “, ressalta.

IMG_2042
Edson Rossi compartilhou suas experiências profissionais com os alunos de jornalismo (Foto: Beatriz Assaf)

Editado por Camila Correia

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s