Campinas tem 78% das crianças matriculadas em creches públicas

Por Claudia Müller

A cidade apresentou menos crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches públicas ou conveniadas do que a média do Estado. O percentual de Campinas foi de 78,72% contra 81,8% do total de municípios, de acordo com dados da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgados no final de abril de 2014. Apesar disso, a diretora executiva da instituição, Maria Helena de Castro, considera a situação da cidade boa nesse quesito.

O levantamento também apontou que 40,14% das crianças nessa faixa etária estão matriculadas em creches públicas, conveniadas ou privadas. O PNE (Plano Nacional de Educação) tem como meta que todos os municípios tenham percentual de pelo menos 50% em 2020. “Campinas tem todas as condições para atingir essa meta, inclusive ela está muito bem em relação a média brasileira, que é de 22%”, comentou a diretora executiva da fundação. A média estadual é de 33,5%.

Atualmente, a cidade tem cerca de 45 mil vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos, entre rede pública, privada ou conveniada. De acordo com o balanço da Fundação SEADE, em 2020, considerando a população estimada e a taxa de natalidade, o município terá potencial para criar 26,9 mil vagas em creches da cidade.

 “Campinas tem grande número de crianças em creches conveniadas e a cidade tem boas expectativas nessa questão, a cobertura é boa”, afirmou a diretora.

Em 2020, espera-se que metade das crianças de o a 3 anos estejam matriculadas em creches (Foto: Claudia Müller)
Em 2020, espera-se que metade das crianças de o a 3 anos estejam matriculadas em creches (Foto: Claudia Müller)

Para alcançar a meta estabelecida pelo PNE, os municípios podem discutir critérios e sistemas de supervisão que causem aumento no atendimento da prefeitura e das conveniadas. Além disso, os conselhos municipais devem definir critérios de qualidade da educação e oferecer cursos de capacitação para qualificar os funcionários das creches.

Editado por Rodrigo Rabelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s