Por André Montejano
O Fantasy Game, como é chamado o Cartola FC, da Globo.com, está prestes a atingir 3 milhões de times cadastrados. É um jogo em que os internautas montam seus próprios times com jogadores de futebol da vida real, da Série A do Campeonato Brasileiro. Os objetivos disso tudo são gerar interação entre amigos e admiradores do futebol no Brasil, e também premiar os melhores ao longo das rodadas.
O mais interessante do Cartola FC é a maneira com que as pessoas agem. Como o time é montado com jogadores de diversas equipes, se tiver um jogador rival do time do coração na relação do internauta, o mesmo acaba torcendo para o seu jogador obter uma boa nota ao final da rodada, assim voltando a sua torcida para o mundo virtual. Existem várias Ligas dentro do game, sendo estas do próprio Cartola FC, ou Ligas Particulares (criadas pelos jogadores). Em Campinas, um grupo amigos criou a Liga “Vai ter Cartola Sim” para a temporada 2014, fazendo uma paródia à frase mais dita nos últimos meses, “Vai ter Copa sim”. Esta Liga tem 40 equipes participantes e, para aumentar a disputa, cada uma apostou 50 reais, para que,ao final da competição, haja uma premiação aos melhores ranqueados.

O administrador da Liga, Bernardo Medeiros, é Ponte-pretano porém, com a queda para a Série B, perdeu o interesse no Campeonato Brasileiro da Série A. “O Cartola dá mais graça para acompanhar o Brasileirão. Fico vidrado na rodada para saber se os meus jogadores vão bem!” Netto Bonani é outro jogador assíduo e, para ele, às vezes vale mais a pontuação no Fantasy, do que o desempenho do próprio time do coração, que é o Palmeiras. “O jeito de disputar é bem interessante, ao invés de brigar por futebol, a gente se diverte com os amigos”.
Editado por Rodrigo Andrade Rabelo