JUCA 2014 começa com expectativas, mas custos geram queixas

Por Rodrigo Andrade Rabelo

destaque_juca_puccamp_2014
Juca 2014 começa com expectativas (Arte: Rodrigo Rabelo)

 

Começou nessa quinta-feira (01/05) na cidade de Registro (SP) mais uma edição dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes,  o  JUCA, que é realizado anualmente desde 1993 reunindo mais de 5000 de estudantes de 8 universidades espalhadas pelo país. Em 2013 foram aproximadamente 550 alunos somente da Puc – Campinas, e nesse ano dados extra-oficiais indicam que o número se manteve nessa faixa.

Nos corredores da universidade, percebe-se desde a primeira semana de março uma clara divisão entre aqueles que mal vêem a hora de participarem de um JUCA, vários pela primeira vez, e aqueles que não estão muito interessados no evento. Para esse último grupo, o motivo mais comum alegado para o desinteresse é falta de afinidade com esportes. Mas, será que o que atrai os participantes são apenas os jogos esportivos? Estudante do 1º. Ano de Relações Públicas da  Puc – Campinas, o universitário Pedro Barretto afirma esperar “um grande evento de esporte e integração, com muita festa e diversão”.

Porém, apesar das expectativas, o JUCA também encontra fontes de reclamações, as principais relacionadas ao alto custo, como o caso da estudante do terceiro ano de jornalismo Raíssa Zogbi, que afirma não participar “devido ao alto preço, sendo que prefere gastar esse dinheiro com outras coisas”. Girando em torno de R$ 450 por participante, esse valor engloba transporte rodoviário e acomodação, geralmente barracas ou alojamentos no local do evento. Demais despesas, como deslocamento e festas pós-jogos estão inclusos nos pacotes.

Para Lucas Bachião, do 4º. Ano de Jornalismo, outro problema enfrentado no Juca refere-se a organização dos horários dos jogos, que para não colidir com os horários das festas, são realizados de manhã. Segundo Lucas, “enquanto as partidas começam de manhã, por volta das 10h, o pessoal começa a chegar das festas no alojamento as 6h, 7h. Além disso, muitos jogos ocorrem no mesmo horário, dificultando que as torcidas organizadas das atléticas acompanhem, chegando ao ponto de que em algumas rodadas somente integrantes da diretoria da Puc – Campinas assistem”.

Diversão e integração, esses objetivos são comuns de se encontrarem nas respostas dos participantes do JUCA ouvidos pelo Digitais. Além das competições de modalidades esportivas como futsal, basquete, natação, vôlei e tenis, os universitários também encontram festas promovidas pelas atléticas de cada universidade e que contam com a presença de bandas covers criadas pelos próprios estudantes.

Editado por Carol Estevam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s