
Por Priscila Jordão
Na última quinta-feira, 24, os professores da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, Rogério Bazi, Lindolfo de Souza, Fabiano Ormaneze, Duílio Fabbri e Marcia Rosa, estiveram no 15º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, que este ano foi realizado em Curitiba.
O Fórum que acontece de dois em dois anos e tem duração de quatro dias, teve como tema central de discussão As novas diretrizes no curso de jornalismo. Além disso no sábado os professores puderam participar de grupos de pesquisas que abordavam diferentes assuntos como: Atividade de extensão, Produção Laboratorial de Impresso, Produção Laboratorial Eletrônico, Ensino de Teorias e Ética e Projetos pedagógicos e métodos.
Os docentes Bazi e Lindolfo apresentaram a nova matriz curricular do curso de jornalismo da PUC-Campinas, enquanto o professor Fabiano falou sobre como ensinar a análise de discurso para os estudantes. A professora Marcia Rosa ficou responsável pelo tema da subjetividade na pós-modernidade e o professor Duílio comentou sobre série de reportagens.
Ormaneze enfatiza que o momento é muito importante: “Os professores podem discutir os desafios na formação do jornalista, assim como também entrar em contato direto com experiências de sucesso e de acordo com elas, repensar e adequar suas práticas pedagógicas.
