Quaresma e suas penitências

Por Aquiles Farinha
A Quaresma é considerada pelos cristãos como um período de graça, adoração, oração e penitências à Jesus Cristo quando passou 40 dias no deserto. Porém não são todas as igrejas que comemoram esse tempo. Apenas a Católica, a Ortodoxa, Anglicana e Luterana. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina um dia antes da sexta-feira Santa.

São vários os sacrifícios que os devotos da igreja fazem para glorificar ao senhor. De modo geral,  No caso da estudante Mirella Bonin, conta que deixa de fazer algo do seu dia a dia como forma de agradecimento. ” Nesses 40 dias da quaresma, faço o sacrifício de ficar sem entrar na internet. No meu caso, fico sem fazer uma coisa que gosto bastante para demonstrar todo minha gratidão ao senhor. Outras pessoas preferem fazer penitencia com algo que não faz parte do seu dia a dia. Não acho que isso é penitencia”.

Para Maria de Lurdes, o período da quaresma é importante. “Na época da quarentena, deixo de fazer várias coisas para mostrar minha gratidão ao nosso senhor Jesus. Deixo de comer carne nas quartas e sextas-feiras, não fumo e evito assistir novela. É difícil, mas é o mínimo que posso fazer.”

Porém a dona Maria lamenta que hoje o significado de penitência quaresmal e a própria religião perderam seus sentidos. ” Antigamente as pessoas respeitavam épocas santas, datas religiosas. Hoje tudo isso perdeu seu significado original. Lembro-me de quando ia à missa todos os domingos com meus filhos. Hoje é difícil ver país e filhos na missa.”

Se por um lado existe os fiéis que levam a sério a quarentena, do outro, existem as pessoas que não ligam muito para isso. Junior Paffaro, não faz questão de fazer sacrifícios na quaresma.” Sou

Fiéis evitam carne vermelha , lanches e bebidas alcoólicas durante a Quaresma.
Fiéis evitam carne vermelha , lanches e bebidas alcoólicas durante a Quaresma.

católico por que meus pais são, mas não frequento igreja nem pratico os costumes católicos. Para mim, esse período é igual a qualquer um. Como carne sem problemas, jogo vídeo

game, faço tudo que gosto. Só na sexta-feira Santa que não como carne, pois minha mãe exige que o cardápio seja peixe”.

Editado por: Montejano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s