Faculdade de jornalismo da PUC-Campinas aprova 32 projetos experimentais para o ano de 2014

Rotina de pesquisa dos alunos do 4º ano de jornalismo
Rotina de pesquisa dos alunos do 4º ano de jornalismo. (Foto: Victor Donato)

Por Victor Donato

Na última segunda-feira, 7 de abril, o corpo docente da PUC-Campinas se reuniu para realizar a primeira etapa do processo de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso do ano de 2014. Etapa em que há o primeiro contato entre os professores e os projetos idealizados pelos estudantes.

Essa fase inicial consiste na apresentação do tema a ser estudado, juntamente com o formato a ser usado, o viés escolhido e a justificativa que sustentará o trabalho. No total, as turmas do período matutino e noturno, apresentaram 32 projetos experimentais, a maioria nas modalidades mais tradicionais, como telejornalismo e jornalismo impresso. Segundo o professor Rogério Bazi, os alunos tendem a seguir modalidades mais tradicionais devido a influência que a faculdade de jornalismo causa nos estudantes, principalmente nos últimos três anos de curso, onde o foco é voltado justamente para essas disciplinas.

De modo geral, os temas apresentados agradaram, porém uma coisa incomodou os professores, a apatia dos alunos na produção das pautas, muitas vezes baseadas no que já foi publicado na grande mídia, “há uma inquietação nossa, no sentido de que a cada ano, ainda falta um amadurecimento maior na produção de pautas”, declarou Bazi. Já para a professora Ciça Toledo, “as pautas são os resultados do perfil dos alunos que temos atualmente, alunos menos agressivos, mais apáticos com relação aos problemas sociais”, mas por fim completou que mesmo com essa dificuldade na produção de pautas, acredita que nesse ano, a PUC terá grandes trabalhos jornalísticos a serem apresentados em dezembro.

 

Editado por Claudia Müller

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s