Referência em Barão Geraldo, Praça do Coco completa 15 anos

Crédito: Divulgação

Por Rodrigo Andrade Rabelo

Crédito: Rodrigo Rabelo
Semanalmente, a Praça do Coco recebe cerca de 1.500 frequentadores, dentre estudantes, famílias e atletas (Fotos: Rodrigo Rabelo)

Referência cultural e de lazer em Barão Geraldo, distrito de Campinas, a Praça do Coco completa 15 anos nessa quarta-feira, 9 de abril. Frequentado por mais de 1.500 pessoas por semana (o dobro em época de calor), o espaço em nada lembra os seus primórdios, quando o comerciante Valdir dos Santos, movido pela necessidade financeira, resolveu pegar uma Kombi e passar a vender água de coco e caldo de cana em uma pequena área desmarcada na Praça Irmã Carmela Stucchi, no centro do distrito..

 

Crédito: Divulgação
Em 15 anos, a velha Kombi deu lugar a um ambiente imerso na natureza (Fotos: Divulgação)

Da Kombi até estrutura que contempla um quiosque, playground, palco cultural e feira livre existente no local, a trajetória da Praça do Coco foi marcada por desafios desde o começo, quando, além das dificuldades financeiras, o comerciante enfrentou resistência de múltiplas fontes: de um lado, os moradores e lojistas do entorno temiam que bebidas alcóolicas fossem vendidas no local, de outro lado a administração municipal se mostrava contrária à ideia de que um comércio fosse instalado ali.

Tendo vencido esses temores, o local é hoje um ponto turístico no distrito, se destacando não somente pela alimentação saudável oferecida no quiosque, mas também pelo conceito de sustentabilidade que permeia o projeto todo, com o uso de materiais recicláveis em grande parte de sua estrutura. Além disso, a praça conta hoje com uma programação fixa de eventos culturais, como apresentações musicais e teatrais, aulas aeróbicas e é ponto de partida para saídas semanais de grupos de ciclistas.

Crédito: Rodrigo Rabelo
Proprietário da Praça do Coco, “seu” Valdir conta hoje com a ajuda dos filhos Vagner (na foto) e Regiane (Foto: Rodrigo Rabelo)

Sob o comando de “Seu” Valdir, que conta com a ajuda dos filhos Regiane e Vagner, a Praça do Coco é hoje considerada um modelo a ser seguido na questão da preservação do meio ambiente no espaço urbano, tendo recebido o selo “Amigo do Verde”, distribuído pelo Conselho Nacional da Defesa Ambiental (CNDA), além de concorrer a vários prêmios promovidos pela prefeitura de Campinas e pelo jornal Correio Popular.

Inspirados pela preservação e programação cultural, surgiu em 2013 o Circuito da Praça do Coco, uma iniciativa de 5 lojistas do entorno que pretendem estimular a integração do comércio local com a praça, visando oferecer um roteiro turístico na cidade através da oferta de produtos artesanais e programação cultural e esportiva em um local de fácil acesso, além de estimular o cuidado com toda a extensão da praça.

Nos próximos anos, Vagner espera que iniciativas como a do Circuito ajude a revitalizar todo o entorno da praça, sendo que ele conseguiu fazer com que a prefeitura de Campinas instale a primeira academia para 3a. Idade do distrito, além de se movimentar para ampliar a ciclovia do distrito, fazendo com que ela englobe mais que a Unicamp, como a praça, moradia e outros bairros.

Cardápio e agenda cultural fixa da Praça do Coco

 

Editado Por André Montejano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s