Buraco causa transtorno na rua Walter Schimidt

Buraco, PUCC, Fazenda Santa Cândida,  Águas pluviais
Buraco tem causado transtorno na rua Walter Schimidt (Crédito: Lucas Bachião)

Por Lucas Bachião

No bairro Fazenda Santa Cândida, em Campinas, um buraco de aproximadamente cinco metros e meio, que chega ocupar quase todo o espaço da rua, próximo ao Campus 1 da PUC- Campinas, tem provocado transtornos aos motoristas, estudantes e moradores, há quase três anos.  No mesmo local, o vazamento de água é constante.  A rua foi asfaltada há mais de 20 anos, porém em meados de 2009, ela foi recapeada.

O subprefeito de Barão Geraldo, Valdir Terrazan, assegurou que a rua deve entrar em obras nos próximos dias e ainda explicou que o vazamento ocorre, porque antigamente a região minava  água.  “Antigamente, era uma região que minava uma água ali, que também pode contribuir para esse vazamento. Essa água vai ser jogada para a galeria e a gente vai monitorar, onde tem água com frequência, e a tendência da vida útil do asfalto é diminuir”, afirmou o subprefeito.

No dia 16 agosto de 2002, a prefeita na época, Izalene Tiene, assinou o decreto nº 14.040 e autorizou a instituição de uma faixa para a passagem de galeria de águas pluviais, que ainda está em vigor. O subprefeito de Barão Geraldo, não soube informar se na mesma rua, há redes de esgotos, como também boca de lobos. “Não posso dizer, porque eu não tenho o cadastro de locais como esse. Quem tem é a Sanasa”, disse Terrazan. O morador Adalberto Stefani, relatou que por não ter sido construída a faixa em épocas de chuva muitos moradores perdem pertences. “A minha vizinha já teve  uma grande perda, porque a casa dela foi inundada duas vezes. A viela também não foi construída. A prefeitura emitiu um alvará e autorizou a construção de uma casa sobre essa viela, que é uma propriedade ao lado da minha casa.”, afirmou Stefani.

Adalberto  já fez várias reclamações na Prefeitura Municipal de Campinas.  Ele comprou o terreno na rua Walter Schimidt em 1998, e desde então vem arrastando uma briga judicial com a prefeitura, em função do problema de águas pluviais. “Desde quando adquiri a propriedade para a construção, comecei a ver que tinha um problema com água de chuva. Fiz diversas solicitações a todos os departamentos da Prefeitura de Campinas. A alegação deles é que desconhecem ou quando a rua fosse asfaltada, eles iriam fazer algum trabalho de drenagem, mas a rua sempre foi asfaltada. Com isso, eles não resolvem o problema”, declarou o engenheiro.

Stefani comentou que os moradores do bairro fizeram por vontade própria o investimento, para executar a drenagem da rua. O engenheiro, já entrou com uma ação no Ministério Público de Habitação e Urbanismo contra a Prefeitura. “Eu entrei com uma solicitação, juntamente com alguns moradores no Ministério Público de Urbanismo. Eles questionaram a Prefeitura, quanto a esse problema que existe aqui. A Prefeitura alegou que algum morador, não permitia a passagem da tubulação. Eu apresentei toda a documentação ao MP, que questionaram novamente a Prefeitura. E a Prefeitura não dá resposta, de quem é esse problema e ela fica se esquivando. Agora foi aberto um inquérito civil contra a Prefeitura e a Sanasa, para que elas tomem providências. A Sanasa alega que por se tratar de um problema pluvial, isso é um problema da prefeitura”, finalizou o engenheiro.

Adalberto instalou uma câmera de segurança do lado de fora da sua casa e registrou um flagrante envolvendo um acidente de carro, que acabou destruindo o portão. Uma das causas do acidente foi o buraco da rua.

Nota da Sanasa

A Sanasa informou que enviou na semana passada uma equipe ao local e constatou que o buraco não é de responsabilidade da empresa de saneamento.

Nota do Digitais PUC-Campinas

O buraco da Rua Walter Schimidt,  localizado no bairro Fazenda Santa Cândida –próximo ao Campus 1, foi asfaltada na quarta-feira (2) , por uma equipe da Subprefeitura de Barão Geraldo.

Editado por: Ana Paula Menezes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s