
Por Aquiles Farinha
A cidade de Vinhedo sofre com os frequentes problemas na coleta de lixo. Com a demora para recolher todo o lixo, as lixeiras ficam cheias e o mau cheiro começa a incomodar os moradores.
No mês de outubro do ano passado, a prefeitura da cidade, juntamente com a Litucera Engenharia e Limpeza, empresa terceirizada que cuida da coleta de lixo, fez um novo planejamento para melhorias na coleta. A princípio, o novo modelo deu certo e os caminhões da empresa passavam todos os dias, em algumas regiões da cidade.
Porém, passados seis meses, as coisas voltaram a ser como eram antes. O bairro mais afetado com esse problema é o da Capela. Em uma rede social, a Escola Estadual Maria do Carmo Ricci Von Zuben postou uma mensagem dirigida à prefeitura da cidade reclamando do descaso com o excesso de lixo que havia na lixeira da instituição. “Atenção prefeitura de Vinhedo, desde quarta feira 19/03 a empresa coletora de lixo Litucera, não passa para recolher o lixo na Escola. Já não é a primeira vez que isso acontece, solicitamos soluções urgente, pois o lixo é orgânico e fica em local de grande circulação”. Somente após 5 dias, o lixo foi recolhido.
De acordo com Késia Soares, moradora do bairro, o problema é quando os cachorros reviram o lixo. ” Eles fuçam e acabam espalhando o lixo por toda rua. Sem contar o mau cheiro que fica e o acúmulo de mosquitos. Além do mais, o lixo pode trazer doenças”.
Segundo a empresa responsável, houve um problema de logística que foi resolvido dias depois e a coleta segue normalmente pela cidade.

Editado por Beatriz Assaf