Por Priscila Jordão
Ainda que estejamos no século XXI, o número de deficientes fora do ambiente de trabalho são alarmantes. Mais da metade da população portadora de deficiência apta a trabalhar não se encontra inserida no mercado de trabalho e são vítimas de preconceito por conta de suas limitações físicas.
A lei n.8213/91 reserva, no setor público e privado, vagas de emprego às pessoas com deficiência, e tem como objetivo a inclusão social. Entretanto, encontrar um deficiente trabalhando, qualquer seja a função destinada, ainda é algo inusitado.
Visando amparar os portadores de deficiência, o estado de São Paulo criou no mês de janeiro a primeira Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Estado, sem data de inauguração e local confirmados. A intenção é centralizar a investigação e prevenção de crimes contra pessoas com deficiência física.
Para denunciar qualquer preconceito com os deficientes basta ligar na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância(DECRADI) – (11)3311-3556 ou procurar a delegacia mais próxima.

Editado por Bruno Accorsi e Victor Donato