Top 5: aplicativos aliados dos universitários nos estudos

Por Camila Correia

Dar conta de todos os trabalhos e aulas é uma tarefa que exige dedicação. Confira a lista dos cinco aplicativos que mais podem ajudar os universitários nos estudos.

Apesar da utilidade dos aplicativos para estudo, segundo pesquisa divulgada pelo site Mashable, o Facebook (76,1%), o YouTube (53.7%) e o Google Play (53.6%) são os aplicativos mais presentes nos iPhones e celulares Android
Apesar da utilidade dos aplicativos para estudo, segundo pesquisa divulgada pelo site Mashable, o Facebook (76,1%), o YouTube (53.7%) e o Google Play (53.6%) são os aplicativos mais presentes nos iPhones e celulares Android ( Crédito Camila Correia)

Como seria fazer um trabalho de faculdade há quarenta anos sem as facilidades da Internet? Na era dos aplicativos, é melhor nem pensar. Atualmente, para resolver os problemas, cada vez mais estudantes recorrem ao apoio da tecnologia dos aplicativos capazes de facilitar o processo de aprendizagem e organização.

Basta um toque na tela para encontrar uma enorme quantidade de informações. No entanto, baixar qualquer aplicativo no celular ou tablet não vai fazer muito pelo estudante. O ideal é encontrar os aplicativos certos para cada necessidade, pois só dessa maneira a eficiência nos estudos será aumentada.

Neste contexto, o Digitais levantou uma lista com os cinco aplicativos gratuitos mais interessantes e que podem ajudar os universitários nos estudos e nos trabalhos da faculdade. Confira:

Evernote: permite que o aluno consiga anotar rapidamente qualquer recado, tarefa, exercício, trabalho e ainda registrar as ideias e armazená-las em livros, podendo organizar cada matéria. As informações podem estar em formato de texto, áudio, vídeo e imagem. O grande diferencial é que as notas são guardadas online.

Dropbox: permite o armazenamento em nuvem. Quando o arquivo é salvo na pasta do aplicativo, ele pode ser automaticamente acessado de qualquer dispositivo que estiver logado no site do Dropbox. Mesmo que o celular seja perdido, os arquivos estarão a salvo. Por meio do e-mail, pode-se também compartilhar as pastas com os amigos.

Wolfram Alpha: capaz de computar conhecimento nas mais diversas áreas do conhecimento, o funcionamento deste aplicativo é diferenciado dos mecanismos de pesquisa tradicionais porque as respostas são fornecidas diretamente, ao invés de fornecer uma lista dos documentos ou páginas web que poderiam conter a resposta.

HandyScanner: o aplicativo usa a câmera do aparelho e a partir da foto tirada cria um documento em PDF. Assim fica bem mais fácil enviar informações por e-mail ou mesmo armazená-las no celular. Ele permite que sejam feitos ajustes na imagem selecionando apenas a parte que se tem interesse.

MyHomeworkApp: gerencia agendas, calendários, listas de datas de aulas, exames, trabalhos, etc. Se desejar, pode incluir etiquetas com palavras-chave e programar alarmes que avisarão quando um exame ou data de entrega estiver próximo. Ele também permite a sincronização dos dados em diversos aparelhos.

A jornalista Marília Fittipaldi, 21, começou a usar o Dropbox e Evernote no ano passado e, hoje, confessa já não viver sem os aplicativos.Comecei a usá-los no último semestre de faculdade e quando fui efetivada no trabalho. A responsabilidade aumentou e precisei me organizar melhor. Esses aplicativos já me salvaram inúmeras vezes, inclusive no trabalho, quando tiro foto de algum entrevistado, apago e preciso de novo”, afirma.

Quem gostou dos aplicativos pode começar a fazer o download já!

Editado por Ana Paula Menezes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s