Diabetes tipo 2 uma vilã desconhecida

Por: Priscila Jordão

A diabetes de melitus, doença metabólica caracterizada pelo aumento de açúcar ou glicose no sangue, existe desde antes da era cristã, entretanto o que muita gente desconhece é o fato de existir diferentes especificidades da doença. Caracterizada por Tipo 1 e Tipo 2,  além da gestacional, o Brasil hoje é o quinto país com o maior índice de diabéticos no mundo.

A Diabetes Tipo 1 é responsável por 5 a 10% de todos os casos de diabetes, é uma doença autoimune que surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena), quando isso acontece, de acordo com a médica endocrinologista  Mila Cunha “é preciso utiliza doses diárias de  insulina para viver e se manter saudável.

Já a diabetes Tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Também existe uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo, estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença tenham sobrepeso ou obesidade. Geralmente a doença ocorre em pessoas com mais de 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Diferentemente do Tipo 1, a Diabetes Tipo 2 produz insulina pelo pâncreas, mas suas células não conseguem metabolizar glicose suficiente da corrente sanguínea, criando dessa forma uma resistência a insulina.

De acordo com Mila a Diabetes Tipo 2 é responsável por 90% dos casos, mas em sua maioria passa despercebida pela população, tão pouco é levada com seriedade por quem é portador da doença, em muitos casos demora a ser diagnosticada ou até mesmo só é descoberta em exames rotineiros.

As formas de tratamento podem variar de acordo com a situação que cada paciente se encontra, inicialmente com dieta e exercícios físicos é possível alcançar o controle, mas com o tempo provavelmente serão necessários comprimidos, insulina ou associação dos dois.

 

Os sintomas da Diabetes Tipo 2 podem passar despercebidos
Os sintomas da Diabetes Tipo 2 podem passar despercebidos

 

 

Editado por: Ana Paula Menezes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s